Comissária europeia quer consumidores mais capacitados


Com uma mensagem de vídeo divulgada ontem, a Comissária europeia para as telecomunicações, Viviane Reding, lançou a iniciativa de falar todas as semanas com os cidadãos da união europeia sobre várias questões que lhes dizem respeito, sendo que esta primeira comunicação foi subordinada à situação dos consumidores no mercado europeu das telecomunicações.

Na sua mensagem, a Comissária exortou o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros a serem ambiciosos na recta final das negociações sobre as novas regras de reforço da concorrência e dos direitos dos consumidores no mercado único de serviços de comunicações, designadamente no mercado da telefonia móvel e do acesso à Internet.

A Comissária pretende em concreto que todos os europeus possam mudar de operador de telefone - móvel ou fixo - dentro de um só dia, à semelhança do que já se passa na Irlanda e em Malta, por contraposição com os 38 dias da Polónia ou os 15 dias da Itália.

Na próxima semana, a Comissária falará sobre a forma como a Europa pode fazer uso das modernas tecnologias para aumentar a eficiência energética de produtos e serviços europeus.


Consulte: