Declaração do I/ERG sobre a revisão do ''pacote telecomunicações''


No âmbito da assembleia-geral do Grupo de Reguladores Independentes (IRG) e da reunião plenária do Grupo de Reguladores Europeus (ERG), realizadas a 26 e 27 de Fevereiro de 2009, em Berlim, na Alemanha, foi adoptada uma Declaração sobre a revisão do quadro regulamentar das comunicações electrónicas, na qual as instituições europeias são exortadas a chegarem a um rápido e eficaz acordo sobre o ''pacote telecomunicações'' durante a sua 2ª leitura.

Na declaração em questão, I/ERG consideram que, para fortalecer o ERG, é da máxima importância incorporá-lo totalmente no quadro regulamentar, devendo o seu papel e responsabilidades ser definidos num regulamento e reflectidos nas respectivas disposições operacionais das directivas.

I/ERG reiteram ainda a importância de manter o actual equilíbrio regulamentar, que providencia flexibilidade suficiente para as autoridades reguladoras nacionais (ARN) adoptarem soluções que superem os problemas de concorrência identificados nas análises do mercado nacional.

Finalmente, é sublinhado o apoio ao acordo político alcançado em Novembro de 2008 pelo Conselho, que constitui um bom equilíbrio entre a necessidade de uma maior consistência e flexibilidade para as ARN. Ademais, porque este acordo formaliza e reforça o papel das autoridades reguladoras nacionais independentes no processo de regulação.


Consulte: