CE defende melhor acesso à Internet nas zonas rurais


/ Atualizado em 10.03.2009

No seu comunicado de ontem sobre ''Melhor acesso das zonas rurais às modernas TIC'', a Comissão Europeia (CE) defende a necessidade de se melhorar o acesso rápido à Internet nas zonas rurais, mostrando-se disponível a trabalhar com os Estados-Membros para se conseguir cumprir o objectivo da ''banda larga para todos'' até 2010. Esta comunicação responde assim ao pedido do Conselho (Agricultura e Pescas) para que a Comissão estude a questão do melhor acesso das zonas rurais às TIC, com especial referência para a Internet de alta velocidade. Estimula ainda o debate político sobre a forma como o desenvolvimento rural contribui para a ''Estratégia de Lisboa'', bem como sobre a política comunitária de TIC.

Tal como resulta do comunicado comunitário ''um bom acesso à Internet pode tornar menos isoladas e mais competitivas as explorações agrícolas e as empresas situadas em zonas rurais, em especial as pequenas e médias empresas (PME), dando-lhes acesso aos mercados internacionais e permitindo-lhes trabalhar de forma mais rápida e eficiente'', sendo que ''a disponibilização de Internet de alta qualidade pode ajudar desbloquear o potencial das áreas rurais e pode torná-las locais mais atraentes para se viver''.

Neste âmbito, a CE pretende atingir "a ligação dos 30 por cento da população rural da UE que ainda não dispõem de acesso de elevado débito à Internet", recorrendo para tanto aos pro  gramas de apoio comunitários, medida que deverá ser acompanhada em paralelo pelos Estados-Membros, para os quais apela directamente.


Mais informação: