Portugal entre os 5 países que disponibilizam o 116000


/ Atualizado em 23.02.2009

Portugal é um dos cinco países europeus em que já se encontra em funcionamento a linha telefónica directa para crianças desaparecidas através do número 116000, sendo os outros a Grécia, a Holanda, a Hungria e a Roménia, a que, dentro em breve, se juntarão mais dois (Bélgica e Eslováquia). Estando publicamente disponível em todos os Estados-Membros da União Europeia (UE), o 116000 já foi atribuído a prestadores de serviços de linhas directas em nove Estados-Membros. A Comissão Europeia (CE) apela, por isso, «aos Estados-Membros para que apoiem e orientem os potenciais operadores da linha directa 116000 para que os pais e as crianças possam telefonar para este número em caso de necessidade, em qualquer ponto da Europa».

A CE revela ainda que «a implementação dos outros dois números, o 116111 (linha de ajuda a crianças) e o 116123 (linha de apoio psicológico), reservados em Outubro de 2007, está também a progredir bem». Os dados da Comissão indicam que 16 Estados-Membros (Alemanha, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Letónia, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia) já atribuíram o número 116111, processo que está também em curso noutros dois países (Chipre e Espanha). Quanto ao funcionamento desta linha, a Comissão indica que o 116111 está agora operacional em nove Estados-Membros (Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Hungria, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia) e, em breve, em cinco outros (Finlândia, Grécia, Irlanda, Letónia e Suécia).

Quanto ao 116123, a linha directa para apoio psicológico, foi atribuído em sete Estados-Membros (Alemanha, Áustria, Eslovénia, Finlândia, Holanda, Irlanda e Suécia), estando o processo de atribuição do número também em curso no Chipre. Já operacional na Áustria, o 116123 estará brevemente operacional em mais outros três países (Alemanha, Eslovénia e Suécia).


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: