Qualidade dos serviços GSM e UMTS


Já se encontra disponível o último relatório de avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz (GSM), videotelefonia (UMTS) e cobertura das redes (GSM e WCDMA), oferecidos pelos operadores Sonaecom (Optimus), TMN e Vodafone Portugal, nos principais aglomerados urbanos e eixos rodoviários de Portugal Continental, cujas medidas no terreno decorreram de 6 de Outubro a 11 de Novembro de 2008.

A avaliação teve por base a análise de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do consumidor. Em concreto, foram contemplados seis indicadores: disponibilidade da rede, acessibilidade do serviço; tempo de estabelecimento de chamadas; taxa de terminação de chamadas; qualidade áudio de chamada; e qualidade vídeo de chamada de videotelefonia. 

A avaliação efectuada pela ANACOM mostra que os sistemas de comunicações móveis GSM apresentam bons níveis de cobertura radioeléctrica e um bom desempenho do serviço de voz, tanto nos aglomerados urbanos como nos eixos rodoviários, não se observando diferenças significativas entre os operadores.

O desempenho dos sistemas UMTS, embora inferior ao dos sistemas GSM, apresenta uma evolução positiva considerável desde que a ANACOM incluiu estes sistemas nas suas análises (em Novembro/Dezembro de 2006). Porém, ainda se observam diferenças significativas entre zonas urbanas e eixos rodoviários, sendo que nas áreas urbanas os sistemas apresentam bom desempenho, com a capacidade de estabelecimento e manutenção de chamadas de videotelefonia a aproximar-se dos níveis observados para o serviço de voz em GSM, não existindo diferenças relevantes entre operadores.

Já nos eixos rodoviários verificou-se que o serviço de videotelefonia ainda não apresenta um desempenho adequado, consequência directa das zonas com deficiente ou mesmo inexistente cobertura WCDMA. Constata-se que a Sonaecom (Optimus) e a TMN detêm os melhores desempenhos, respectivamente com 96,7% e 96,0% das medições a apresentarem níveis de cobertura ''Bons'' ou ''Aceitáveis'', enquanto a Vodafone fica pelos 88,5%.


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