Qualidade de serviço das redes móveis


/ Atualizado em 16.05.2007

Pelo terceiro ano consecutivo, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) realizou um estudo de medição da qualidade do serviço prestado pelos operadores de sistemas móveis GSM - Optimus, TMN e Vodafone.

O estudo agora divulgado - "Aferição da Qualidade de Serviço das Redes Móveis GSM" - analisa três indicadores de qualidade de serviço: cobertura, acessibilidade e qualidade audio. A metodologia utilizada é idêntica à do ano anterior, se bem que a recolha de medidas nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira tenha este ano sido estendida a todas as ilhas. Os três operadores cujas redes foram objecto de estudo e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) participaram na definição metodológica dos testes.

A recolha de medidas no terreno decorreu entre 18 de Fevereiro e 20 de Junho de 2002, tendo sido efectuadas 49.999 chamadas de teste em 30 cidades e 10 eixos rodoviários principais do Continente e em 3 cidades e eixos rodoviários principais de todas as ilhas dos Açores e da Madeira.

As conclusões do relatório apontam para um elevado grau de cobertura e de desempenho genérico, colocando as redes móveis GSM nacionais a um nível igual ou superior ao das suas congéneres europeias. Uma análise comparativa entre os níveis de qualidade das redes móveis em Portugal continental e nas regiões autónomas (os Açores, em particular) evidencia, porém, algumas assimetrias, em especial no que se refere aos indicadores 'acessibilidade' e 'cobertura'. 

O estudo poderá ser disponibilizado ao público, em CD-Rom, no Serviço de Atendimento ao Público da ANACOM, na Av. José Malhoa, nº 12, em Lisboa.


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