Portugal contribuinte financeiro da CMSI


O Secretário Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), o japonês Yoshio Utsumi, destacou, no decurso de uma sessão plenária da Conferencia de Plenipotenciários de 2002 (PP02) da UIT, a 25 de Setembro, sobre a Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação (CMSI), a comparticipação voluntária de Portugal, de 30 mil francos suíços (cerca de 21 mil euros), para a respectiva organização.

Esta sessão plenária resultou numa apreciação crítica do trabalho preparatório desta Cimeira, que se realizará em duas fases, em 2003 em Genebra (Suíça) e 2005 em Tunes (Tunísia), sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizada pela UIT, a sua agência especializada para as telecomunicações.

Nos relatórios apresentados pelo Secretário Geral e pelo coordenador russo do Grupo de Trabalho da UIT sobre a CMSIhttp://www.itu.int/council/wsis/wsis_WG.html, Yuri Grin, e no debate que se seguiu, destacou-se a insatisfação com o resultado dos trabalhos do Primeiro Comité Preparatório (PrepCom1) da CMSI, que decorreu entre 1 e 5 de Julho, em Genebra, e foi incapaz de definir os temas a tratar na Cimeira.

Considerando este atraso e a insatisfação crescente com a dificuldade em consensualizar os temas da reunião, foi anunciada a antecipação do PrepCom2 -  inicialmente previsto para Março - para Fevereiro de 2003 e a realização do PrepCom3 em Setembro do mesmo ano. Foi igualmente reforçada a necessidade de serem respeitados os parâmetros estabelecidos pela Assembleia Geral da ONU, ou seja, a abertura da participação a Organizações Não Governamentais, sector privado e sociedade civil em geral e a abordagem completa ao universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), incluindo também a questão da regulação e regulamentação à escala mundial e não apenas de ajuda pública ao desenvolvimento.

O processo preparatório passa ainda por reuniões ao nível regional, estando o encontro europeu agendado para 7, 8 e 9 de Novembro de 2002 em Bucareste, Roménia.


Mais informação: