GT Cooperação Técnica - Washington


Realizou-se em Washington (Estados Unidos da América), a 5 e 6 de Março de 2007, uma reunião do grupo de trabalho (GT) Cooperação Técnica da UPAEP. Estiveram presentes representantes do Brasil, Chile, Costa Rica (Presidente), Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Panamá, Portugal e República Dominicana, para além da secretaria-geral da União Postal.
 
A secretaria-geral da UPAEP apresentou um relatório sobre a utilização dos Fundos de Cooperação Técnica no período 2002-2006, com o objectivo de dar a conhecer as tendências da cooperação técnica na região abrangida pela União. No entender da secretaria, a utilização dos fundos de cooperação técnica será dinamizada em consequência da implementação do Regulamento de Cooperação Técnica (RCT) e do Manual de Cooperação Técnica (MCT), os quais foram analisados e modificados, com base nas sugestões dos países membros do GT, da Secretaria Geral e, ainda, nas sugestões emitidas pelo Colóquio de Cooperação Técnica, que se realizou em Montevideu (Uruguai), em Maio de 2006, por ocasião da sessão anual do Conselho Consultivo e Executivo. A versão final desses dois documentos ? RCT e MCT ? será submetida, respectivamente, à aprovação do Congresso Extraordinário e do Conselho Consultivo e Executivo, eventos que terão lugar em Montevideu, em Junho de 2007. No que concerne ao MCT, salienta-se o importante trabalho desenvolvido por Portugal ao longo dos últimos meses, trabalho esse que foi alvo de várias manifestações de reconhecimento por parte dos membros do GT, após a apresentação do Manual feita por esse país.
 
Foi também analisado e aprovado um conjunto de propostas que visam efectuar alterações aos Actos, em conformidade com o previsto no RCT e no MCT. O GT Cooperação Técnica submeterá esse conjunto de propostas ao próximo Congresso Extraordinário. 
 
Por fim, o grupo de trabalho definiu os temas a desenvolver, após a aprovação do RCT e do MCT: análise do futuro da cooperação na região, análise dos planos regionais de cooperação e divulgação do processo de cooperação.