Galileo - recrutamento e novos desenvolvimentos


Até ao próximo dia 3 de Novembro, podem ser apresentadas candidaturas ao posto de Director Executivo da Autoridade Supervisora Galileo. Este será o representante legal da Autoridade Supervisora face ao exterior e as suas funções consistem, entre outras, no seguinte:

- preparação das reuniões do Conselho de Administração, nas quais participa sem direito de voto;

- execução do programa de trabalho anual da Autoridade Supervisora;

- definição e execução do orçamento da Autoridade Supervisora;

- elaboração do relatório anual de actividades;

- estabelecimento do organograma; e

- direcção do pessoal da Autoridade Supervisora.

Para que as candidaturas sejam consideradas válidas, os candidatos devem apresentar uma carta de motivação, acompanhada de um formulário de candidatura devidamente preenchido e de um curriculum vitae em formato livre, com um máximo de três páginas. O formulário de candidatura e informações complementares estão disponíveis em  Europa - Energy and Transport - GALILEO.

As candidaturas deverão ser remetidas para:

Comissão Europeia
Direcção-Geral da Energia e dos Transportes
Unidade TREN/E4
Director Executivo da Autoridade Supervisora Galileo
Gabinete DM 28 1/71
B-1049 Bruxelas

Ainda no âmbito do Galileo, a Comissão Europeia adoptou uma Comunicação sobre a passagem às fases de implantação e de exploração do programa europeu de radionavegação por satélite (Galileo), no passado dia 6 de Outubro, sublinhando estarem reunidas as condições de lançamento deste programa. O Conselho deverá confirmar essa passagem, as características essenciais do sistema e o compromisso dos poderes públicos relativamente ao financiamento das fases de implantação e de exploração e ao controlo do sistema, elementos fundamentais para permitir aos agentes privados confirmar as suas propostas e os seus compromissos financeiros e à empresa comum concluir a negociação do contrato de concessão que será assinado, em 2005, pela Autoridade Supervisora.

Paralelamente, foi dado um importante passo na cooperação entre a União Europeia (UE) e os países abrangidos pelo MEDA, programa comunitário que constitui o principal instrumento financeiro da União na aplicação da parceria euro-mediterrânea, com a inauguração do Gabinete de Cooperação Euro-Mediterrânea Galileo e o lançamento do projecto MEDA GNSS (sistema de navegação global por satélite). Este projecto foi lançado pela Comissão Europeia e será gerido pela Galileo Joint Undertaking.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Recrutamento https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=52109
  • Galileo https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=109245