ANACOM lança GEO.ANACOM, uma plataforma com informação georreferenciada sobre o sector das comunicações


A ANACOM lança hoje o Portal Público da GEO.ANACOMhttps://geo.anacom.pt/publico/home, uma Plataforma Geoespacial que permite aos seus utilizadores aceder a um conjunto de informação georreferenciada sobre o sector de comunicações eletrónicas e dos serviços postais.

O Portal Público disponibiliza um vasto conjunto de camadas de informação geográfica relativas ao setor, sendo expectável que este número venha a crescer gradualmente.

O principal destaque é dado à funcionalidade de mapeamento de coberturas de rede.

funcionalidade de mapeamento de coberturas de rede. 


Esta funcionalidade permite a consulta das coberturas das redes fixas, móveis e de satélite, disponíveis num determinado ponto ou morada no território nacional. Com um simples clique num ponto no mapa, o utilizador pode aceder a informações detalhadas sobre as redes, os operadores, as tecnologias e velocidades de Internet aí disponíveis. Assim, com esta funcionalidade, será possível saber que operadores têm rede ou oferecem serviços no local onde vive, trabalha ou passa férias. Pode ainda verificar se pode fazer uma chamada, enviar SMS ou MMS ou qual a velocidade máxima de Internet disponível no ponto selecionado.

A informação constante na funcionalidade de coberturas resulta dos dados reportados pelos operadores de redes de serviços de comunicações eletrónicas, em cumprimento do Decreto-Lei n.º 40/2022https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1723303, de 6 de junho, e conforme as especificações técnicas definidas na Portaria n.º 77/2023https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1740607, de 14 de março, sendo atualizada trimestralmente.

Para além das coberturas, poderá consultar um conjunto de temas, nomeadamente, Planeamento e Gestão do Espectro, Monitorização e Fiscalização do Espectro, Serviços Postais, Estatísticas e Mercado e Infraestruturas. Estes grupos incorporam várias subcamadas de informação georreferenciada, provenientes da ANACOM ou obtidas junto dos operadores, sendo contínua e dinamicamente atualizadas, assemelhando se a um living atlas em constante evolução.

Nestas subcamadas de informação é possível visualizar os resultados das medições da ANACOM sobre o desempenho dos Serviços Móveis e apurar a qualidade do sinal de TDT. É ainda possível visualizar as áreas onde existe cobertura de fibra ótica ou 4G, onde não existem redes de elevada capacidade (“áreas brancas”), bem como obter informação estatística do mercado ao nível regional, onde se inclui a incidência de reclamações ou a taxa de penetração da Internet em local fixo.

No que se refere ao sector postal, o Portal Público da ANACOM vai permitir localizar os estabelecimentos postais associados ao Serviço Universal.

Além do Portal Público, a GEO.ANACOMhttps://geo.anacom.pt/publico/home, que constitui o ecossistema tecnológico Geoespacial da ANACOM, inclui ainda o SIIA (Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas), acessível a entidades credenciadas, e um Portal Interno exclusivo aos colaboradores da ANACOM, oferecendo um repositório de informações mais abrangente e detalhado, aportando e suportando a ação regulatória e de supervisão.

No cômputo geral, a GEO.ANACOMhttps://geo.anacom.pt/publico/home pretende ser uma solução tecnológica dinâmica, corporativa e colaborativa, que permite a expansão contínua do repositório de dados georreferenciados, integrando novas camadas de informação ou acrescentando mais detalhes às informações já disponibilizadas.

Com esta ferramenta intuitiva, de fácil utilização e simplicidade de navegação, a ANACOM capacita tanto a organização quanto o público em geral para visualizar, analisar e interpretar dados geográficos e mapas sobre as comunicações eletrónicas e serviços postais.

A GEO.ANACOMhttps://geo.anacom.pt/publico/home foi recentemente distinguida com o prémio Special Achievement in GIS (SAG) Award, não apenas pelo uso das mais modernas e emergentes tecnologias de desenvolvimento WEB SIG, mas também pela sua abordagem disruptiva na apresentação, modelação e introdução de novas ferramentas para tratamento e análise de dados do sector.

É a primeira Plataforma com estas características no sector das comunicações, e está disponível no Portal do Consumidor da ANACOMhttps://www.anacom-consumidor.pt/. Esta Plataforma poderá ser acedida a partir de qualquer browser num equipamento desktop, smartphone ou tablet.

Veja o vídeo de apresentação da Plataforma GEO.ANACOM

video


Consulte:

Perguntas Frequentes sobre GEO.ANACOMhttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=428483

Plataforma Geoespacial da ANACOM recebe prémio internacional nos EUAhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1748302