Competências digitais da população e das empresas



Sumário executivo

Mais de metade dos indivíduos tem literacia digital de nível básico ou superior

O indicador global de literacia digital da Comissão Europeia (Digital Skills Indicator 2.0)1 classificou 29% dos indivíduos portugueses com um nível acima do básico, 27% com o nível básico, 24% abaixo do nível básico, 3% sem nível e, por fim, 18% não utiliza Internet – dados referentes a 2021.

Portugal ocupava o 12.º lugar no ranking da UE27 no que respeita à percentagem de indivíduos com literacia digital acima do nível básico (29% em Portugal e 26% na média da UE27).

A não utilização da Internet colocou Portugal na 5.ª posição do ranking da UE27

A percentagem de indivíduos que não utilizou Internet nos três meses anteriores à data de realização do inquérito tem vindo a diminuir (18% em 2021 e 15% em 2022). Portugal foi o 5.º país da UE27 com maior percentagem de indivíduos sem acesso à Internet.

O principal motivo referido pelas famílias em Portugal para não terem acesso ao serviço de Internet nas suas casas relacionava-se com a literacia digital: «não sabe utilizar» (48%), seguindo-se razões económicas associadas ao custo elevado de acesso e do equipamento.

Mais de 70% dos indivíduos tem competências acima do nível básico em “Comunicação e cooperação” e em “Literacia de dados e informação”

Nas diferentes áreas que avaliam as competências digitais dos indivíduos residentes em Portugal, destacam-se a “Comunicação e cooperação” e a “Literacia de dados e informação” com a maior percentagem de indivíduos acima do nível básico (77% e 71%, respetivamente), seguindo-se a “Segurança” (56%), a “Criação de conteúdos digitais” (44%) e a “Resolução de problemas” (42%).

Portugal encontrava-se acima da média da UE27 na percentagem de indivíduos com competências acima do nível básico nas áreas “Segurança” (+12 p.p.) e “Literacia de dados e informação” (+3 p.p.) e abaixo da média nas áreas “Criação de conteúdos digitais” (-1 p.p.) e “Resolução de problemas” (-11 p.p.).

Mais jovens, com ensino superior, estudantes, residentes em zonas urbanas, Lisboa e Algarve com maiores níveis de literacia digital

Nas zonas urbanas a literacia digital da população tende a ser superior face às zonas rurais. Por região, a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve registaram a maior percentagem de indivíduos com literacia digital igual ou acima do nível básico (66% e 57%, respetivamente) e o Alentejo e a Região Autónoma da Madeira verificaram os níveis mais baixos (47% e 49%, respetivamente).

Mais de 80% dos indivíduos mais jovens, com nível de escolaridade superior e na condição de estudantes, apresentaram uma literacia digital igual ou acima do nível básico. Por outro lado, menos de 25% dos indivíduos com idades mais elevadas, reformados, com escolaridade até ao 3.º ciclo do ensino básico mediram níveis de literacia digital igual ou acima do nível básico. A disparidade de literacia digital nos grupos sociodemográficos analisados foi superior em Portugal face à média da UE27.

36% das empresas com Índice de Intensidade Digital “alto” ou “muito alto”

Nas empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço, 5% apresentaram um nível “muito alto” de intensidade digital, 31% um nível “alto”, 35% um nível “baixo” e 29% um nível “muito baixo”, segundo o Índice de Intensidade Digital das empresas de 2022, da Comissão Europeia (Digital Intensity Index v4)2.

Portugal ficou na 9.ª posição do ranking da UE27 na percentagem de empresas com um Índice de Intensidade Digital classificado como “muito alto” ou “alto” (36% em Portugal e 32% na média da UE27).

O Índice de Intensidade Digital é tanto mais elevado quanto maior a dimensão da empresa. O nível “muito alto” foi atingido por 30% das grandes empresas e por 3% das pequenas empresas.

Os sectores “Atividades de informação e comunicação”, “Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares”, “Eletricidade e Água” registaram níveis de intensidade digital das empresas mais elevados, em oposição a sectores como “Indústrias transformadoras”, “Atividades administrativas” e “Comércio”.

Competências digitais da população e das empresas - 2023

Notas
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1 Trata-se de um indicador composto que avalia a competências dos indivíduos na utilização da tecnologia digital em cinco áreas distintas: literacia de dados e informação; comunicação e colaboração; criação de conteúdos digitais; segurança; e resolução de problemas. Ver nota metodológica para maior detalhe da composição do indicador composto.
2 Trata-se de um indicador composto que avalia o desempenho das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço, em termos de competências, infraestruturas, transformação digital e segurança. Ver nota metodológica para maior detalhe da composição do indicador composto.