Qualidade do serviço telefónico fixo em 2022


A ANACOM disponibiliza informação sobre a qualidade do serviço de acesso à rede telefónica pública em local fixo e do serviço telefónico acessível ao público em local fixo, clientes residenciais e empresariais, relativa a 2022.

Clientes Residenciais

No final de 2022, o valor apurado pela NOS, para a demora no fornecimento de uma ligação inicial para 95% das instalações mais rápidas, foi superior ao objetivo anual definido pela própria empresa. O mesmo indicador já tinha registado no ano de 2021 valor idêntico, em ambos os casos acima do objetivo de desempenho definido pela empresa.

A empresa informou não ter capacidade para expurgar os tempos de pendência de clientes, nos casos de reagendamentos a pedido dos mesmos, o que desfavorece os níveis de desempenho apresentados. A NOS está a reavaliar este procedimento no sentido de ultrapassar esta limitação.

Em 2022, a percentagem de pedidos de ligação que ocorreu na data acordada com o cliente, foi, no caso da Vodafone, inferior ao objetivo estabelecido pela própria empresa.

Face a 2021, a maioria das empresas manteve, em 2022, o desempenho no que respeita à percentagem de pedidos de ligação satisfeitos até à data acordada com o cliente.

Todas as empresas registaram, em 2022, um número de avarias inferior ao objetivo de desempenho estabelecido.

No final de 2022 a Vodafone registou um tempo de reparação de avarias, para 95% das reparações mais rápidas, superior ao objetivo anual a que a mesma se tinha proposto. Esta situação já tinha ocorrido também em 2021.

Na sua maioria as empresas apresentam uma degradação nos tempos de reparação de avarias apurado.

Clientes Não Residenciais

Em 2022, a Vodafone registou uma demora no fornecimento da uma ligação inicial, para 95% das instalações mais rápidas, superior ao objetivo anual a que a empresa se tinha proposto. A demora no fornecimento foi também superior a registada em 2021, em ambos os anos o desempenho da empresa é superior ao objetivo anual definido.

A percentagem de pedidos de ligação que ocorreu na data acordada com o cliente foi, no caso da Vodafone, inferior ao objetivo estabelecido pela própria empresa.

Todas as empresas registaram, em 2022, um número de avarias inferior ao objetivo de desempenho estabelecido.

O tempo de reparação de avarias, para o percentil 95 das reparações mais rápidas, apurado pela Vodafone foi superior ao objetivo anual proposto pela empresa. Situação idêntica já tinha também ocorrido em 2021.

As restantes empresas registam uma melhoria nos tempos de reparação de avarias, face ao ano de 2021.


Consulte o relatório estatístico: