BEREC - relatório trimestral sobre o tráfego na sequência da COVID-19


A 6 de abril de 2021, o Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) divulgou o relatório do 1.º trimestre de 2021 sobre a capacidade da Internet e medidas regulatórias no âmbito da pandemia de COVID-19.

Os dados apresentados demonstram que, no período em análise, o tráfego nas redes fixas e móveis aumentou significativamente nos países da União Europeia, mas não ocorreram grandes congestionamentos. 4 autoridades reguladoras nacionais, incluindo Portugal, disponibilizaram informação atualizada relevante, enquanto 22 indicaram que a situação se mantinha estável ou que não tinham dados a destacar.

Em Portugal, o tráfego total de Internet foi 97% acima do volume reportado na semana que antecedeu a pandemia. O tráfego de dados móveis aumentou 13%, enquanto o tráfego de dados fixos (que representa 96% do tráfego total) atingiu os 103% face ao período homólogo de 2020.

Recorda-se que, a 19 de março de 2020, o BEREC e a Comissão Europeia (CE) emitiram uma declaração conjuntahttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519528 sobre o aumento de tráfego devido à pandemia do COVID-19, tendo o BEREC implementado um mecanismo de monitorização para acompanhar e reportar à CE, de forma regular, a evolução do acesso a redes e à Internet, assinalando eventos significativos.


Mais informação: