2º Relatório de Avaliação Externa de Websites dos Organismos da Administração Directa do Estado


/ Atualizado em 04.02.2004

O ''2º Relatório de Avaliação Externa de Websites dos Organismos da Administração Directa do Estado'' (UMIC/Accenture) considera que o sítio da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) pertence ao grupo das sete melhores práticas entre os organismos que integram a administração directa e indirecta do Estado, atribuindo-lhe a seguinte avaliação:

  • Conteúdos – muito bom,
  • Actualização de conteúdos – excelente,
  • Navegabilidade – excelente,
  • Facilidades para cidadãos com necessidades especiais – excelente,
  • Serviços online – regular.

O sítio da ANACOM regista, desta forma, uma evolução ao nível dos ''Conteúdos'' e da ''Actualização do Conteúdos'', comparativamente à primeira edição do estudo, realizada em 2002.

Este processo agora encerrado - que envolveu a avaliação de 370 sítios, num horizonte de 476 organismos identificados - decorreu de Março a Abril de 2003, sob a responsabilidade da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), e teve como objectivos principais:

- Aferir a qualidade e maturidade da presença na Internet dos organismos da Administração Pública nacional;

- Promover aos próprios organismos um momento de reflexão sobre a respectiva presença na Internet; e

- Formular recomendações tendentes ao aperfeiçoamento e melhoria da qualidade das páginas avaliadas, bem como à divulgação de boas práticas.

Das conclusões do relatório, destaca-se o facto de 58% dos sítios da administração pública serem classificados como ''insuficiente'', no que diz respeito às ''Facilidades para cidadãos com necessidades especiais'', critério que se revelou com um dos mais críticos, à semelhança da primeira edição do estudo. 

Outros critérios analisados relacionam-se com a avaliação dos ''Serviços online para os cidadãos'', dos ''Conteúdos'' e da ''Actualização de conteúdos'', revelando, no cômputo geral, uma ''ligeira melhoria relativamente ao anterior processo avaliativo'', considerando que cerca de 55% dos endereços electrónicos teve uma nota igual ou superior a ''bom''.


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