OCDE divulga estatísticas sobre banda larga


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou recentemente dados estatísticos sobre banda larga referentes a 2019.

DE acordo com os números apresentados, a utilização de dados aumentou mais de 25% em 24 dos 35 países da OCDE, entre janeiro e dezembro de 2019, com a Finlândia a liderar a tabela.  

O número de subscritores de banda larga móvel manteve um crescimento de 5%, apesar da taxa de penetração ser bastante alta, com 21 dos 37 países com mais de 100 subscritores por 100 habitantes. Destaque para o Japão, Estónia e Finlândia com, respetivamente, 179%, 158% e 155%.

A fibra é a tecnologia de banda larga fixa com a maior taxa de crescimento (13% em 2019 e 2018), tendo atingido os 28% de todas as subscrições de banda larga fixa. Nos últimos dois anos, a Irlanda triplicou o seu crescimento de banda larga fixa, enquanto a Bélgica, o Reino Unido, a Polónia, o Chile e a Itália duplicaram esse crescimento.

No que diz respeito às comunicações machine-to-machine (M2M), a Suécia, a Áustria, os Estados Unidos da América e os Países Baixos continuam a ser os líderes no número de cartões SIM M2M.

Portugal apresenta uma taxa de penetração da banda larga fixa de 38,6% e a penetração da fibra ótica em Portugal é a 14.ª mais elevada entre os países da OCDE.


Mais informação: