6.4 Resistências de terra e de contacto (todos os NQ)


/ Atualizado em 05.02.2004

O ensaio de resistência de terra é obrigatório qualquer que seja o NQ considerado e tem como base as presentes Prescrições e Especificações Técnicas, nomeadamente o ponto 5.7https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=91289.

O referido ensaio tem como objectivo verificar se a resistência está dentro dos limites que proporcionam uma protecção adequada das ITED, bem como a salvaguarda de pessoas e bens.

Dado não existir definido um valor fixo de resistência de terra, os disjuntores diferenciais deverão estar adaptados ao valor de resistência de terra existente, de modo a que nas partes metálicas acessíveis dos equipamentos e materiais das ITED, não possa surgir uma tensão de contacto superior ao máximo regulamentado no RSIUEE.

Como regra prática, considera-se adequado um valor de resistência do eléctrodo de terra do edifício inferior a 20W. Para valores superiores é indispensável o contacto entre o instalador ITED e o electricista, de modo a garantir-se a segurança das pessoas e dos bens, bem como a protecção de equipamentos e materiais das ITED.

O instrumento que se recomenda para este ensaio é o medidor de terras.

A resistência de contacto das ligações equipotenciais nos barramentos, bornes e condutores de terra distribuídos ao longo das ITED, deve ser sempre inferior a 5mW.

A verificação das resistências de contacto deverá ser assegurada pelo instalador.

O ensaio de resistência de terra é realizado pelo instalador e pela entidade certificadora.