Abertura da Conferência Mundial de Radiocomunicações 2019 da UIT


Teve início, a 28 de outubro de 2019, a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), presidida por Amr Badawi (Egito).

Esta conferência decorre em Sharm el-Sheikh (Egito), até 22 de novembro de 2019, e tem como objetivo a atualização do Regulamento das Radiocomunicações da UIT, tratado internacional que rege a utilização do espectro radioelétrico e das órbitas dos satélites.

A abertura do evento foi efetuada pelo Presidente da República Árabe do Egito, Abdul Fatah Al-Sisi. Estão registados na conferência mais de 3600 delegados, representando mais de 150 dos 193 Estados Membros da UIT. São igualmente esperadas dezenas de observadores dos cerca de 700 Membros do Sector (que englobam indústria, academia e organizações internacionais e regionais).

A conferência tratará 594 documentos, os quais contêm 2895 propostas específicas relacionadas com os vários itens na agenda da WRC-19, cobrindo praticamente todos os serviços de radiocomunicações e aplicações. Este elevado número de contribuições ilustra a importância desta Conferência para os Estados Membros e Membros do Sector.

Na primeira sessão plenária foram constituídos sete comités de trabalho:

    1. Steering, composto pelos Presidentes e Vice-Presidentes da Conferência (sessões plenárias) e restantes seis Comités;
    2. Credenciais, confere a legitimidade às delegações nacionais à WRC-19;
    3. Orçamento, controla o orçamento da WRC-19;
    4. Banda larga móvel, móvel e fixo, marítimo, aeronáutico e amador;
    5. Científicos, satélite (atribuições e questões regulamentares);
    6. Aspectos gerais e próxima WRC;
    7. Editorial, revê questões editoriais da Conferência, que decorre simultaneamente em seis línguas: francês, inglês, espanhol, chinês, russo e árabe, sendo a documentação da conferência, consequentemente, traduzida e disponibilizada nas seis línguas de trabalho.

A delegação de Portugal acompanha, na medida do possível, os desenvolvimentos nos três comités técnicos (4, 5, e 6), dando especial ênfase aos assuntos aos quais, durante a preparação nacional da WRC-19, foi atribuída prioridade elevada e média.

É com grande expectativa que se aguarda que a WRC-19 encontre melhores formas de regular os serviços de radiocomunicações, com impacto nas numerosas aplicações que lhes estão associadas.

As radiocomunicações desempenham indubitavelmente um papel insubstituível no ambiente digital para o qual a sociedade caminha, representando a evolução exponencial a que se assiste um marco profundo em toda a história das comunicações.

Consulte:


Mais informação: