O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente o resultado dos inquéritos à utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) pelas famílias e pelas empresas em 2017.
Os resultados do inquérito à utilização de TIC pelas famílias revelam que 77% destas têm acesso à Internet em casa, a grande maioria por banda larga, sendo este o tipo de acesso predominante nas famílias que residem na área metropolitana de Lisboa (86%) e nas famílias com crianças até 15 anos (97%). A utilização da Internet é uma prática generalizada de estudantes, jovens até aos 34 anos e de pessoas que completaram o ensino superior. Em 2017, 34% da população residente com idade entre os 16 e os 74 anos efetuou encomendas de produtos ou serviços via Internet, mais 3 pontos percentuais do que no ano anterior.
Em termos empresariais, os resultados do inquérito indicam que 70% das empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço acedem à Internet em banda larga móvel. 65% das empresas têm website, 46% utilizam meios de comunicação digital, isto é, aplicações baseadas na Internet ou plataformas de comunicação desenvolvidas para conectar, criar e trocar conteúdos online com clientes, fornecedores ou parceiros de negócios. De notar ainda que 23% das empresas referem comprar serviços de computação em nuvem através da Internet, mais 5 pontos percentuais do que no ano anterior.
Mais informação:
- Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias em 2017 https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=281439920&DESTAQUESmodo=2
- Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas em 2017 https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=281440228&DESTAQUESmodo=2