BEREC publica 16.º relatório sobre roaming internacional


O Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) divulgou o 16.º relatório sobre itinerância internacional nas redes telefónicas móveis públicas europeias (roaming), aprovado na sua 26.ª reunião plenária, que decorreu a 25 e 26 de fevereiro, em Roterdão (Países Baixos). Este relatório apresenta os resultados da 16.ª recolha de dados sobre o roaming que, através das autoridades reguladoras nacionais, foi efetuada entre abril e setembro de 2015. O documento inclui também informação dos relatórios anteriores, permitindo avaliar a evolução registada.

Esta recolha de dados é efetuada ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 531/2012 do Parlamento Europeu (PE) e do Conselho, de 13 de junho de 2012, relativo à itinerância nas redes de comunicações móveis públicas da União Europeia (UE). O regulamento, que é aplicável à UE e ao Liechtenstein, Noruega e Islândia (Espaço Económico Europeu), estabelece, entre outros aspectos, limites máximos para as tarifas reguladas de roaming a nível grossista e retalhista para os serviços de comunicações de voz, serviço de mensagens curtas e dados.

O relatório do BEREC revela que continua a existir um bom nível de cumprimento do regulamento em todos os Estados-Membros da UE.

Na mesma plenária foram ainda aprovados os seguintes documentos relativos ao roaming:

  • Linhas de orientação sobre a aplicação do referido Regulamento (UE);
  • Relatório sobre o mercado grossista de roaming.

Mais informação: