Painel 6: A evolução do sector dos correios; separação de funções, responsabilidades do órgão regulador, definição da área reservada e das obrigações de serviço universal


/ Atualizado em 19.02.2002
As Delegações das Administrações dos Países da CPLP Presentes ao II Encontro,

após debate sobre os diferentes tipos de situação e evolução do sector postal em cada um dos países,

Constatando

  • que, no seu cômputo geral, a dinâmica dos correios é ainda caracterizada por uma certa lentidão, pese embora se tenham registado já alguns avanços,

e considerando 

  • que se deverá promover o desenvolvimento do sector postal num ambiente que se reconhece progressivamente liberalizado, ainda que de forma controlada,

Recomendam:

  1. A criação e/ou desenvolvimento de um quadro legal adequado para a prestação dos serviços postais, por forma a dotar os operadores do serviço públsico postal de meios (recursos humanos e financeiros, e enquadramento legal) que garantam a sua viabilidade económica no quadro de uma cada vez maior eficiência e rentabilidade do sector;

  2. Criar e/ou desenvolver órgãos reguladores para o sector postal como condição essencial para a garantia do cumprimento das obrigações do serviço público e da igualdade de condições na área liberalizada,

  3. Mais especificamente, que os orgãos reguladores deverão estabelecer normas no sentido de se proceder ao registo e controle dos serviços liberalizados, os chamados "courriers", pelas entidades competentes, por forma a que estes possuam um tratamento regulamentar igual ao do operador de serviço público,

  4. Promover o intercâmbio de informações e documentação entre os países por forma a dar a conhecer as diversas experiências e ajudar na criação e desenvolvimento de novos serviços, incluindo filatelia.