Mensagem do Director Geral da Secretaria Internacional da União Postal Universal - Thomas E. Leavey


/ Atualizado em 05.03.2002


Dia Mundial dos Correios - 9 de Outubro de 2001

A 9 de Outubro celebramos o compromisso assumido pelos correios do mundo inteiro no que respeita ao encaminhamento das mensagens dos seus clientes para além de quaisquer fronteiras. A União Postal Universal foi fundada neste dia, em 1874, para incentivar a colaboração e o desenvolvimento no sector postal internacional. Hoje, os 189 Países Membros da UPU partilham a missão essencial: fornecer um serviço universal de qualidade, para estimular o intercâmbio económico e cultural mundialmente.

A revolução das comunicações abriu um grande leque de possibilidades. E cada vez mais aproveitamos estas novas oportunidades. Mais pessoas viajam a longas distâncias e com maior frequência, no intuito de descobrirem a diversidade mundial. Culturas anteriormente isoladas uma das outras partilham, agora, conhecimentos e tecnologia. Quer se trate de melhores práticas comerciais, quer se trate de inovações científicas, aprimoramentos agrícolas, desportivos ou científicos, os progressos da comunicação em escala global são sem precedentes. Fala-se muito das vantagens desta diversidade. As novas ideias - que beneficiam a tantos, de tantas formas inesperadas - confirmam a validade destas práticas. Não vemos mais as fronteiras nacionais como limites e sim como oportunidades.

Cada correio tem um papel a desempenhar para concretizar esta visão. Os correios internacionais falam as 6800 línguas dos seus clientes e formam a maior rede de distribuição de correio físico no mundo. Os correios oferecem um meio seguro, eficaz e económico para permutar bens e ideias. Transmitem os pensamentos íntimos entre uns e outros, a longas distâncias. Ajudam empresas de todos os portes a alcançar e atender os seus clientes. Conduzem medicamentos a doentes em áreas rurais e mal servidas, assim como prestam ajuda humanitária em tempos de crise. Propiciam ao mundo os talentos culturais dos seus habitantes, povos e indivíduos. Ao ampliar os nossos horizontes, os correios tornam-se uma arma poderosa contra a ignorância.

Os correios também constituem um factor crucial, frequentemente negligenciado, do desenvolvimento económico. Servindo como intermediário entre as empresas e os seus clientes no intercâmbio de mercadorias, informações e serviços, os correios estão a contribuir para a produção de riquezas. São um dos maiores empregadores no mundo, com mais de seis milhões de empregados. Revelam-se ainda um meio de luta contra a pobreza, fornecendo uma infra-estrutura de informação em regiões isoladas e favorecendo a alfabetização, assim como a criação de empregos.

A UPU assumiu, igualmente, o compromisso de ajudar os correios a realizarem plenamente o potencial dos seus serviços, de maneira a responder às necessidades das empresas e dos particulares aos níveis nacional e internacional. Envidamos esforços específicos para ajudar os correios dos países menos avançados a mobilizarem as suas energias com o objectivo de promover o desenvolvimento. A1ém de constituir um fórum onde os correios de todas as nações podem trocar ideias e informações sobre as tecnologias, assim como harmonizar regulamentos, a UPU tem intensificado os contactos com instituições financeiras internacionais - tais como o Banco Mundial e bancos sub-regionais - e outros fornecedores de fundos, com o propósito de os sensibilizar quanto à necessidade de apoiar o desenvolvimento postal. O Fundo para a Melhoria da Qualidade do Serviço da UPU, cuja actividade teve início este ano, foi criado para aumentar a qualidade da rede postal internacional de maneira durável. Financiado por recursos provenientes dos países industrializados, este Fundo visa destinar aos países em desenvolvimento recursos adicionais para melhorar a qualidade de vários componentes do serviço postal internacional.

Da mesma forma que procuram, cada vez mais, a qualidade do serviço, os correios nacionais podem aprender muito com os clientes. Uma carta pode evocar paisagens exóticas a um leitor que está a milhares de quilómetros de distância; os empresários podem utilizar os correios para explorar novos mercados; os próprios correios podem descobrir (descobriram?)novas formas de fazer negócios além das suas fronteiras. Os correios não podem permitir-se crescer de maneira isolada ou complacente. Para continuarem competitivos, precisam de expandir o leque dos seus produtos e serviços. A correspondência internacional e o correio expresso, o direct-mail, o correio híbrido e os serviços financeiros representam apenas alguns dos meios pelos quais os correios podem ir além das suas próprias "fronteiras". Os correios são, igualmente, clientes uns dos outros. Deveriam considerar o sistema internacional como um mapa para o desenvolvimento, um sistema que todos podem construir.

Ter visão não é um luxo. É essencial para a sobrevivência do correios. Por ocasião do Dia Mundial dos Correios 2001, convido e incentivo todos os correios a aproveitarem todas as oportunidades que possam ampliar seus horizontes.

Thomas E.LEAVEY Director Geral