Índice satisfação do cliente das comunicações 2013


Foram divulgados, a 5 de junho 2014, os resultados da edição de 2013 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativo ao sector das comunicações. O estudo, patrocinado pela ANACOM, abrange nomeadamente, o serviço telefónico fixo (STF), serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição (STVS), a Internet fixa e a Internet móvel.

Os clientes do STM são os que detêm o índice de satisfação global mais elevado (7,72 pontos), seguindo-se o STF (7,38 pontos), o STVS (7,35 pontos), a Internet móvel (7,27 pontos) e, por fim, a Internet fixa (7,15 pontos).

À exceção do serviço de Internet móvel, todos os subsectores das telecomunicações tiveram uma ligeira quebra no nível de satisfação dos seus clientes entre 2012 e 2013. Destaca-se com a maior quebra o STVS (menos 0,16 pontos), que conjuntamente com a Internet fixa, registaram uma maior taxa de reclamações (25,2 e 31,1 por cento, respetivamente).

Portugal ocupa, em termos de posicionamento internacional no índice de satisfação do cliente 2013, a 2.ª posição no subsector do STM e do STVS, a 6.ª posição no caso da Internet móvel e o 7.º lugar no subsector da Internet fixa.

O projeto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL).


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