ANACOM disponibiliza folheto sobre o NET.mede


ANACOM vai efetuar uma divulgação alargada sobre o NET.mede, mediante a disponibilização de um folheto informativo, dando a conhecer aos consumidores esta ferramenta que lhes permite testarem a velocidade das suas ligações à Internet.

O NET.mede foi lançado a 2 de dezembro de 2013, com o objetivo de promover melhor informação e maior transparência na relação entre os utilizadores e os operadores desse serviço. Em ligação com a Direção Geral do Consumidor, o folheto vai ser distribuído nos centros de arbitragem de competência genérica e nas diferentes estruturas de informação autárquica que dão apoio aos consumidores.

O NET.mede permite aos utilizadores de Internet compararem a velocidade obtida após a realização dos testes com a velocidade máxima contratada junto do prestador de serviço. O teste dá informação sobre as velocidades de downloadupload e sobre o delay da ligação do utilizador.

O NET.mede permite também fazer o teste de traffic shaping, mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratadas. Basta escolher o protocolo a testar - BitTorrentFlash Video - e verificar se existem ou não indícios de traffic shaping na ligação.

A ferramenta possibilita ainda a consulta e exportação dos resultados dos testes.

Consulte:

Folheto sobre o NET.medehttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1232852

NET.medehttps://netmede.pt/

Portal do Consumidorhttps://www.anacom-consumidor.pt/

Vídeo sobre o NET.mede


Informação relacionada no sítio da ANACOM: