Rede de estabelecimentos postais - 2013


Já se encontra disponível o relatório sobre a rede de estabelecimentos postais dos CTT - Correios de Portugal (CTT), empresa concessionária do serviço postal universal, e outras entidades onde são prestados serviços concessionados aos CTT.

Este relatório evidencia que, no final de 2013, estavam em funcionamento 2443 estabelecimentos postais (menos 119 que no final 2012), dos quais 618 correspondiam a estações de correio fixas (menos 122 que no ano anterior), 5 a estações de correio móveis (menos 3 do que no ano anterior) e 1820 postos de correio (mais 6 do que no ano anterior).

Globalmente, verificou-se em 2013 uma redução do número de estabelecimentos postais face ao final de 2012, após estabilização do número total de estabelecimentos postais entre 2011 e 2012.

No final de 2013 existia em cada concelho pelo menos uma estação de correio, com exceção dos concelhos de Gavião e Pedrógão Grande, onde apenas havia postos de correio. Considerando a totalidade da rede de estabelecimentos postais, 95,1 por cento dos concelhos (293 concelhos, tal como no final de 2012) tinham dois ou mais estabelecimentos postais.

De acordo com os CTT, 75,6 por cento dos estabelecimentos postais prestavam os seguintes serviços concessionados: correio normal, correio azul, correio verde, correio registado, envios com valor declarado, encomendas, envio de livros, emissão e pagamento de vales postais. Por sua vez, todas as estações de correio prestavam a totalidade dos serviços concessionados.

Comparativamente com os demais Estados-Membros da União Europeia (UE) e tendo por base dados disponibilizados pela União Postal Universal (UPU) referentes a 2012, Portugal regista valores favoráveis relativamente à média da UE, quer em termos de cobertura quer de densidade postal.

No âmbito da concessão do serviço postal universal, a ANACOM recebeu 138 comunicações dos CTT, discriminadas da seguinte forma: 51 sobre encerramento de estações; 72 sobre encerramento de estações substituídas por postos; 8 sobre redução do horário de funcionamento de estações; e 7 sobre alargamento do horário de funcionamento de estações de correio.


Consulte: