Reclamações recebidas pela ANACOM em 2013


ANACOM recebeu 63 822 reclamações em 2013, o que representa um aumento face a 2012, ano em que foram registadas 57 220. Cerca de 74 por cento foram apresentadas através do livro de reclamações.

No mesmo período, esta Autoridade recebeu também 2388 pedidos de informação, 52 sugestões, 81 petições e 107 comunicações de outra natureza.

Os serviços de comunicações eletrónicas são os mais reclamados, com 81 por cento do total das reclamações recebidas por esta Autoridade. Destaque para os serviços múltiplos ou em pacote, o serviço de televisão por subscrição e o serviço fixo de acesso à Internet, que registaram o maior número de reclamações por mil clientes. As queixas devem-se sobretudo a problemas com condições contratuais, equipamentos, avaria, atendimento ao cliente, faturação e portabilidade.

O número de reclamações sobre televisão digital terrestre (TDT) representou apenas 2 por cento do total de reclamações recebidas, tendo diminuído 83 por cento face ao ano anterior.

Os serviços postais correspondem a 11,6 por cento do total de reclamações recebidas pela ANACOM, sendo o serviço de correspondência o mais reclamado. As falhas na distribuição foram a principal causa de queixa, devido a questões associadas a atraso na entrega de correspondência, extravio e atendimento ao cliente.

No âmbito dos serviços de atendimento da ANACOM, foram recebidas 15 368 solicitações, telefónicas e presenciais, das quais 12 572 corresponderam a reclamações e as restantes 2796 a pedidos de informação. A maioria dessas reclamações foi apresentada por via telefónica e incidiu sobre o sector das comunicações eletrónicas, destacando-se o serviço telefónico móvel, com 23 por cento face aos restantes serviços do sector.


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