UIT - Serviço móvel tem 6 mil milhões de utilizadores no mundo


A União Internacional das Telecomunicações (UIT) divulgou, a 11 de outubro de 2012, o relatório anual Measuring the Information Society 2012, sobre a evolução dos mercados das tecnologias da comunicação e da informação (TIC) em todo o mundo.

Esta edição do relatório revela que, no sector das comunicações móveis, os telemóveis com assinatura registaram um crescimento contínuo de dois dígitos, entre 2010 e 2011, nos mercados dos países em desenvolvimento. De acordo com a UIT, no final de 2011 foram registados mais de 600 milhões de novos assinantes. Em termos mundiais, a organização contabiliza cerca de 6000 milhões de utilizadores de telemóveis, ou seja, 86 utilizadores por cada 100 habitantes do planeta.

A banda larga móvel continua a ser o serviço das TIC que apresenta taxas de crescimento mais acentuadas. Durante o ano passado, o crescimento dos serviços de banda larga móvel foi de 40 por cento globalmente e de 78 por cento nos países em desenvolvimento. A nível mundial o número de subscritores de banda larga móvel é duas vezes superior ao de subscritores de banda larga fixa.

Ainda assim, entre 2010 e 2011 a percentagem de domicílios com ligação à Internet aumentou 14 por cento. Em finais de 2011, um terço (600 milhões) dos 1,8 mil milhões de domicílios recenseados no mundo dispunham de um acesso à rede. A China concentra neste momento 23 por cento dos internautas do planeta. A UIT destaca que o contributo dos países em desenvolvimento para o número global de internautas passou de 44 por cento em 2006 para 62 por cento em 2011.

A edição de 2012 do Measuring the Information Society apresenta duas ferramentas de benchmarking para medir a sociedade da informação: o índice de desenvolvimento de TIC (IDI) e do cabaz de preços de TIC (IPB). O IDI capta o nível de evolução das TIC em 155 economias mundias e compara a evolução e progresso nos últimos anos. O IPB é uma medida que combina os preços dos serviços de telefone fixo, móvel e de banda larga fixa em cerca de 160 economias e compara estes preços entre países e ao longo do tempo.

O relatório destaca as últimas tendências do mercado global, dando especial atenção à receita e às tendências de investimento no sector das TIC, e apresenta uma nova abordagem que consiste em medir a sociedade da informação com base nas potencialidades das telecomunicações.


Mais informação: