Exercício de cibersegurança Cyber Europe 2012


Está a decorrer a 4 de outubro de 2012, em toda a Europa, o 2º Exercício Cibernético Pan-Europeu, Cyber Europe 2012. Trata-se de um exercício prático que conta com a participação de mais de 300 profissionais de segurança no ciberespaço da Europa, os quais unem forças para contrariarem um enorme ataque cibernético simulado.

Quatro países participam na qualidade de observadores e 25 países, entre os quais Portugal através da ANACOM, estão a participar ativamente no exercício. O sector privado (finanças, provedores de serviços de Internet e agências governamentais eletrónicas) está a participar pela primeira vez.

O Cyber Europe 2012 envolve diversas atividades a nível nacional e europeu para melhorar a resiliência das infraestruturas de informação críticas. O exercício de 2012, que cresceu consideravelmente em termos de âmbito, escala e complexidade face ao de 2010, constitui um marco importante nos esforços para reforçar a cooperação para crises cibernéticas, a capacidade de preparação e de resposta na Europa.

O Cyber Europe 2012 tem três objetivos:     

1. Testar a eficácia e escalabilidade dos mecanismos, procedimentos e fluxos de informação existentes para a cooperação das autoridades públicas na Europa;

2. Explorar a cooperação entre os agentes públicos e privados na Europa;

3. Identificar lacunas e desafios sobre como os incidentes cibernéticos de grande escala poderão ser tratados mais eficazmente na Europa.

No exercício, os participantes públicos e privados de toda a Europa agem a nível nacional. Em simultâneo, os participantes públicos cooperaram numa vertente transfronteiriça. O cenário para o Cyber Europe 2012 combina várias ameaças tecnicamente realistas num ataque de Recusa de Serviço Distribuída (DDoS) de escalabilidade simultânea nos serviços online em todos os países participantes. Este tipo de cenário perturbaria os serviços de milhões de cidadãos em toda a Europa.

A complexidade do cenário permite a criação de incidentes cibernéticos suficientes para desafiar as várias centenas de participantes do sector público e privado de toda a Europa, ao mesmo tempo que aciona a cooperação. No fim do exercício, os participantes terão enfrentado mais de 1000 incidentes cibernéticos simulados.

O Cyber Europe 2012 é organizado pelos Estados-Membros da União Europeia e os países subscritores da Associação Europeia de Comércio Livre (AECL). É mediado pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) e apoiado pelo serviço científico interno da Comissão Europeia, o Centro Comum de Investigação (JRC).


Mais informação: