Reclamações recebidas pela ANACOM em 2011


ANACOM recebeu 46 038 reclamações em 2011, o que representa um aumento face a 2010, ano em que foram registadas 44 108. A grande maioria, cerca de 79 por cento, foi apresentada através do livro de reclamações.

No mesmo período, esta Autoridade recebeu também 1270 pedidos de informação, 69 sugestões, 28 petições e 49 comunicações de outra natureza.

No que se refere aos serviços de atendimento da ANACOM, foram recebidas 7216 solicitações, telefónicas e presenciais, das quais 5578 corresponderam a reclamações e as restantes 1638 a pedidos de informação.

A maioria das reclamações foram apresentadas por via telefónica e incidiram sobre o sector das comunicações eletrónicas, representando cerca de 78,2 por cento do total das reclamações recebidas. Destaca-se neste âmbito o serviço telefónico em local fixo, com cerca de 47 por cento face aos restantes serviços do sector.

O serviço de acesso fixo à Internet, o serviço de televisão por subscrição e o serviço telefónico em local fixo registaram o maior número de reclamações por mil clientes. As queixas devem-se sobretudo a problemas com os equipamentos, condições contratuais, faturação e avaria de serviços.

Os serviços postais representaram 15,3 por cento do total de reclamações recebidas pela ANACOM, sendo o serviço de correspondência o mais reclamado. O atendimento ao cliente é a principal causa de queixa, facto associado à deslocação dos utilizadores aos postos de atendimento dos prestadores destes serviços e, consequentemente, ao peso que as queixas apresentadas através do livro de reclamações têm no total de reclamações apresentadas à ANACOM.


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