ECSI Portugal - divulgados resultados de 2011


Já se encontram disponíveis online os resultados do ECSI Portugal 2011 - Índice Nacional de Satisfação do Cliente, que abrange o sector das comunicações, nomeadamente o serviço telefónico fixo (STF), o serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição, o serviço de acesso à Internet e os serviços postais. À semelhança de anos anteriores, a parte do ECSI dedicada às comunicações teve o patrocínio da ANACOM.

De acordo com o ranking ECSI dos sectores em 2011, o sector das comunicações posiciona-se em quarto lugar, com 7,44 pontos numa escala de 1 a 10, entre os 9 sectores analisados (banca, seguros, combustíveis, gás natural e em garrafa, transportes públicos de passageiros, eletricidade, abastecimento público de água além das comunicações). Distancia-se do sector mais bem avaliado (gás em garrafa) em 0,38 pontos e melhorou duas posições face ao ano anterior.

Em termos sectoriais, é de destacar que o STM detém os valores mais altos nos índices de valor apercebido (relação qualidade/preço), lealdade e satisfação do cliente, enquanto o serviço de Internet móvel obtém os valores mínimos nas variáveis satisfação e lealdade do cliente. A televisão por subscrição é o subsector das comunicações que regista o maior índice de reclamações e o SFT obtém o valor máximo na variável expectativas.

O projeto ECSI é um sistema de medida, pela via da satisfação do cliente, da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL).


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