Consulta da Comissão Europeia sobre as regras da 'Internet das Coisas'


A Comissão Europeia (CE) lançou uma consulta pública, a decorrer até 12 de julho de 2012, sobre as regras para os dispositivos eletrónicos inteligentes, a ''Internet das Coisas'' (IdC).

A IdC consubstancia um futuro no qual objetos de uso quotidiano, como os telemóveis, os automóveis, os eletrodomésticos, o vestuário e mesmo os alimentos estão ligados sem fios à Internet através de dispositivos eletrónicos inteligentes, que podem recolher e partilhar dados.

A CE pretende saber qual o quadro necessário para realizar plenamente os potenciais benefícios económicos e sociais da IdC, assegurando, ao mesmo tempo, um controlo adequado dos dispositivos que recolhem, tratam e armazenam informações, nomeadamente as respeitantes aos padrões de comportamento, à localização e às preferências dos utilizadores. A aceitação social da IdC exige a definição de um quadro ético e jurídico, apoiado na tecnologia, que ofereça às pessoas meios de controlo e de segurança.

Através da consulta, e com o objetivo de garantir o respeito dos direitos dos cidadãos, a CE procura obter opiniões sobre privacidade e segurança, incluindo a segurança das infraestruturas críticas da IdC, ética, interoperabilidade, governação e normas. Os resultados da consulta serão tidos em conta na recomendação da Comissão sobre a IdC, a apresentar no verão de 2013.

Impulsionar a ''Internet das coisas'' é uma prioridade da Agenda Digital para a Europa.


Mais informação: