Comissão Europeia promove radares anti-colisão em automóveis


A Comissão Europeia (CE) decidiu prorrogar até 2018 a autorização de utilização da faixa dos 24 GHz por radares anti-colisão de curto alcance em automóveis. Esta extensão do prazo inicialmente concedido (até 2013) visa permitir que os fabricantes automóveis desenvolvam radares que utilizem a faixa dos 79 GHz, que tinham sido as frequências atribuídas, em 2004, a este tipo de sistemas.

Actualmente, apenas 0,05 por cento dos carros que circulam na Europa utilizam este tipo de sistemas de radar, todos recorrendo à faixa dos 24 GHz. Por outro lado, a maioria destes radares equipam carros de luxo. Ao prorrogar o prazo de utilização dos 24 GHz, a CE pretende estimular a indústria a desenvolver radares que utilizem os 79 GHz, para que estes estejam comercialmente disponíveis. Isto porque a “instalação generalizada de sistemas de radar de curto alcance em carros poderia melhorar significativamente a segurança rodoviária para todos os utentes da estrada e peões”, considera Neelie Kroes, comissária para a Agenda Digital.


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