A Comissão Europeia (CE) decidiu prorrogar até 2018 a autorização de utilização da faixa dos 24 GHz por radares anti-colisão de curto alcance em automóveis. Esta extensão do prazo inicialmente concedido (até 2013) visa permitir que os fabricantes automóveis desenvolvam radares que utilizem a faixa dos 79 GHz, que tinham sido as frequências atribuídas, em 2004, a este tipo de sistemas.
Actualmente, apenas 0,05 por cento dos carros que circulam na Europa utilizam este tipo de sistemas de radar, todos recorrendo à faixa dos 24 GHz. Por outro lado, a maioria destes radares equipam carros de luxo. Ao prorrogar o prazo de utilização dos 24 GHz, a CE pretende estimular a indústria a desenvolver radares que utilizem os 79 GHz, para que estes estejam comercialmente disponíveis. Isto porque a “instalação generalizada de sistemas de radar de curto alcance em carros poderia melhorar significativamente a segurança rodoviária para todos os utentes da estrada e peões”, considera Neelie Kroes, comissária para a Agenda Digital.
Mais informação:
- Digital Agenda: Commission facilitates deployment of car radar systems to boost road safety http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/11/937&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en
- Commission Decision C(2011)5444 amending Decision 2005/50/EC of 17 January 2005 on the harmonisation of the 24 GHz range radio spectrum band for the time-limited use by automotive short-range radar equipment in the Community http://ec.europa.eu/information_society/policy/ecomm/radio_spectrum/_document_storage/legislation/decisions/srr_24_amending_2011/1_en_act_part1_v2.pdf