Serviços postais - Inquérito sobre o consumo da população residencial em 2010


Já se encontra disponível o relatório com os principais resultados do último inquérito ao consumo de serviços postais, realizado com o objectivo de aferir o nível de utilização e a percepção dos utilizadores residenciais sobre a qualidade destes serviços em Portugal. Este inquérito foi desenvolvido pela ANACOM e pela TNS-Euroteste, entre 22 de Novembro e 22 de Dezembro de 2010.

Dos seus principais resultados destaca-se uma maior satisfação média com a evolução dos correios, comparativamente a 2008, registando-se, neste inquérito, uma diminuição dos inquiridos não satisfeitos, por contraposição ao aumento dos inquiridos mais satisfeitos.

Ao nível da utilização da rede postal, estima-se que, durante o ano 2010, cerca de metade dos indivíduos portugueses com 15 ou mais anos acederam a estações de correio fixas, sendo que a grande maioria optou pelas agências localizadas na sua zona de residência. Por outro lado, a grande maioria dos indivíduos com 15 ou mais anos que não utiliza os serviços postais (correspondência em correio normal, azul, verde e registado, encomendas e serviço expresso) refere “não ter necessidade em se corresponder por essa via”. Esta justificação é mais pronunciada nas encomendas (89,3 por cento), bem como no correio registado (88,8 por cento) e correio expresso (82,4 por cento).

No que se refere ao tipo de serviço utilizados nas estações e postos de correio, o envio de correspondência é o serviço mais utilizado e conhecido, por cerca 46,3 e 54,4 por cento dos utilizadores inquiridos, respectivamente. O envio de telegramas, os apartados, a venda de cartões de chamadas telefónicas e de bilhetes de espectáculos, a possibilidade de transferência e levantamento de dinheiro, o acesso à Internet, a compra de títulos de transporte e a oferta SIGA constituem alguns exemplos do tipo de ofertas desconhecidas (ou não recordadas) por mais de 95 por cento dos utilizadores de estações e postos de correio.

A satisfação média com as estações e postos de correio encontra-se, numa escala de 1 a 10, em 8,2 (era de 7,8 em 2008). À semelhança do que já se verificava em 2008, a eficiência na entrega do correio e o desempenho do pessoal de atendimento continuam a ser os dois aspectos que afectam de forma mais positiva a qualidade geral do serviço apercebida pelos utilizadores das estações e postos de correio

Verificou-se ainda que a taxa de reclamações aumentou 2 pontos percentuais entre 2008 e 2010, com 8,1 por cento dos utilizadores de estações e postos de correio com 15 ou mais anos a apresentar pelo menos uma reclamação em 2010. Quase metade dos reclamantes não ficaram satisfeitos com a respectiva resolução.

Em termos globais, os serviços postais que proporcionam uma maior satisfação aos seus utilizadores são o correio azul, verde e registado.


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