Regulamento do concurso para atribuição do ''Prémio ANACOM - Economics of ICTS''


Objectivos

Âmbito

Prémio

Anúncio e entrega

Candidaturas

Elementos obrigatórios do processo de candidatura

Processo de decisão

Disposições finais


Objectivos

O ICP-ANACOM institui a partir de 2011, o “Prémio de Investigação ANACOM - ICTs”, adiante designado por “Prémio”.

O Prémio visa incentivar, no plano nacional, a realização e publicação de artigos científicos, na área da economia, no domínio das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), comunicações electrónicas, serviços postais e comércio electrónico, estimulando a criatividade, a inovação, a originalidade e o rigor analítico no trabalho de investigação.

Âmbito

O Prémio será atribuído ao melhor artigo, apresentado em cada edição anual do Workshop on the Economics of ICTs, e que contenha contributo relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico nas seguintes áreas:

a) Comunicações Electrónicas;

b) Serviços Postais;

c) Comércio Electrónico.

Prémio

O valor do Prémio será de 3 000 € (três mil euros) e será pago por cheque, pelo ICP-ANACOM, ao autor principal do trabalho ou trabalhos premiados (sendo neste último caso repartido equitativamente entre os trabalhos premiados).

Por proposta do júri, devidamente fundamentada, nomeadamente tendo em conta requisitos de qualidade, credibilidade e alinhamento com os objectivos do Prémio, o Prémio poderá não ser atribuído.

Anúncio e entrega

A decisão de atribuição do Prémio será comunicada e publicitada no sítio da Internet do ICP-ANACOM e do Workshop on the Economics of ICTs, merecendo igualmente divulgação junto dos órgãos de comunicação social.

O Prémio será entregue, em cerimónia pública, no final de cada edição anual do Workshop on the Economics of ICTs.

Candidaturas

Podem candidatar-se ao Prémio quaisquer pessoas singulares, que exerçam a sua actividade em Portugal ou no estrangeiro, excluindo os membros do Júri do Concurso e outras pessoas que possam estar envolvidas na avaliação e classificação dos artigos.

As candidaturas podem ser apresentadas individual ou colectivamente.

Serão aceites trabalhos originais – aceites para apresentação no Workshop on the Economics of ICTs - os quais não poderão ter sido objecto de publicação até à data da sua apresentação.

Os trabalhos a concurso deverão ser apresentados em português ou inglês.

O critério de avaliação privilegiará os trabalhos que se distingam: pela originalidade; pela contribuição para o desenvolvimento do conhecimento científico; pelo aprofundamento do conhecimento sobre o sector; pela actualidade e pela profundidade de desenvolvimento e análise.

As candidaturas podem ser enviadas, 60 dias antes da data do Workshop on the Economics of ICTs, para o endereço Premio.WorkshopICTs@anacom.ptmailto:premio.workshopicts@anacom.pt ou por correio registado com aviso de recepção ou “express mail” com data de registo até ao prazo limite indicado, para a morada:

Júri do Prémio de Investigação ANACOM – Economics of ICTs
Av. José Malhoa, nº 12
1090-017 Lisboa

Elementos obrigatórios do processo de candidatura

a) Ficha de inscrição, disponível no sítio da Internet do ICP-ANACOM em www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2, devidamente preenchida e assinada pelo autor ou pelo representante da equipa, quando o trabalho for colectivo;

b) Trabalho em formato electrónico (pdf) até 30 páginas, sendo que a página do título deverá incluir o nome dos autores, a sua afiliação, os seus endereços postais e de correio electrónico, o título do artigo, um resumo (até 600 palavras), as palavras-chave e os códigos de classificação JEL.

Processo de decisão

A decisão de atribuição do Prémio (incluindo eventuais menções honrosas) será da responsabilidade de um júri independente de composição variável, constituído para o efeito.

O júri será constituído pelo Presidente do Conselho de Administração do ICP-ANACOM e pelos membros do Conselho Científico do Workshop on the Economics of ICTs, escolhidos pela sua elevada reputação científica nas áreas relevantes.

Os membros do júri não poderão fazer-se substituir. O júri deliberará por maioria simples dos seus membros, relevando na selecção do artigo a premiar, entre outras, as seguintes características: a originalidade, a relevância, a aplicabilidade prática, a actualidade e oportunidade do tema, a profundidade do desenvolvimento, o trabalho de pesquisa associado e a clareza da exposição. Em caso de empate o Presidente do Conselho de Administração do ICP-ANACOM tem voto de qualidade.

A decisão do Júri do Prémio não é passível de reclamação ou recurso.

Disposições finais

O ICP-ANACOM reserva-se o direito de divulgar os artigos apresentados a concurso.

Em caso de publicação, em jornais e revistas científicas, os autores dos artigos vencedores deverão explicitar ter-lhes sido atribuído o Prémio ANACOM – Economics of ICTs ou a menção honrosa.

Os exemplares dos artigos apresentados a concurso não serão devolvidos, ficando na posse do ICP-ANACOM.

O ICP-ANACOM reserva-se o direito de suspender ou terminar a atribuição do Prémio com uma antecedência mínima de seis meses em relação à relevante edição anual do Workshop on the Economics of ICTs.