Telefonia móvel de 3.ª geração ultrapassa 4 milhões de utilizadores activos


Portugal tinha, no final do 4.º trimestre de 2010, cerca de 16,47 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos, mais 2,1% do que no trimestre anterior. Destas, cerca de 81,9% foram efectivamente utilizadas no último mês do trimestre, menos 0,1 pontos percentuais do que no 3.º trimestre de 2010.

No trimestre em análise, as modalidades de subscrição do serviço móvel (SM) distribuíam-se do seguinte modo: os planos pré-pagos representavam 72,1% do total, os planos pós-pagos cerca de 15,6% e os planos combinados/híbridos cerca de 12,3%. De referir que a percentagem de pós-pagos activos mas sem utilização efectiva é de 25,9%, existindo um operador com um valor significativamente superior. Este facto poderá eventualmente estar associado às placas/modem, que são contabilizadas nesta rubrica.

Se excluirmos o número de placas/modem efectiva e exclusivamente utilizadas para acesso à Internet em banda larga móvel, o número de estações móveis/equipamentos de utilizador activos e com utilização efectiva atingiu cerca de 12,2 milhões, mais 292 mil do que no trimestre anterior.

No final de Dezembro, a penetração do Serviço Móvel ascendia a 154,9 por 100 habitantes. Contudo, a interpretação deste valor e do número de assinantes deve levar em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço. De acordo com o mais recente Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas promovido pela ANACOM, cerca de 20% dos consumidores deste serviço dispõem de mais do que um cartão activo.

Quanto ao número de utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga, ascendia a cerca de 10,5 milhões no final de Dezembro.

O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3.ª geração (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) atingiu cerca de 4,1 milhões, mais 8,6% que no trimestre anterior.

Os utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga (UMTS/HSPA) representavam 63,7% do total de estações móveis activas, enquanto os utilizadores activos constituíam 30,2% do total estações móveis com utilização efectiva.

Do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, cerca de 31,4% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem.

No 4º trimestre, foram realizadas cerca de 2,25 mil milhões de chamadas, menos 0,1 por cento do que no trimestre anterior. Nos últimos anos, tem-se registado uma diminuição do número de chamadas no 4.º trimestre face ao trimestre anterior. No entanto, o número total de chamadas realizadas encontra-se dentro dos limites do intervalo de previsão resultante da tendência histórica e do efeito sazonal estimado.

Em comparação com o trimestre homólogo, verificou-se um acréscimo de 6,8% do número de chamadas, valor significativamente superior à taxa de crescimento do número de estações móveis activas. Este crescimento foi influenciado sobretudo pelo crescimento das chamadas on-net, que representam agora 71% do tráfego originado - mais 3,7 pontos percentuais do que no período imediatamente anterior à introdução dos planos que permitem realizar chamadas gratuitas entre os aderentes.

No período em análise, o número de chamadas recebidas na rede móvel foi 2,19 mil milhões, valor que representa um acréscimo de 0,4% face ao trimestre anterior, e de 4,3% face ao trimestre homólogo. O tráfego fixo-móvel apresenta, face ao trimestre anterior, uma variação negativa significativa (-4,2%), reforçando-se assim a tendência que se vem registando há alguns anos.

No período em análise foram enviadas mais de 6,7 mil milhões de mensagens escritas, mais 2% face ao trimestre anterior e mais 5,9% relativamente ao período homólogo. O número de mensagens de valor acrescentado ultrapassou 20 milhões, o que é equivalente a 0,3% do total de SMS enviados.

Quanto às mensagens multimédia, os utilizadores do serviço móvel enviaram perto de 34 milhões de MMS, menos 1,3% do que no período anterior. Em termos homólogos, o número de MMS enviadas pelos utilizadores cresceu 40,2%.

Foram realizadas cerca de 1,05 milhões de videochamadas, menos 21,5% do que no trimestre anterior.

Quanto ao número de utilizadores do serviço de mobile TV, rondou 57.400 (1,4% do total de estações móveis com utilização efectiva de serviços 3G). Face ao trimestre anterior, verifica-se um decréscimo de cerca de 7,1% no número de utilizadores.


Consulte o relatório estatístico: