Inquérito ao consumo dos serviços de comunicações electrónicas - população residencial - 2009


Já se encontra disponível o relatório com os principais resultados do último inquérito ao consumo dos serviços de comunicações electrónicas, realizado com o objectivo de aferir o nível de utilização e a percepção dos utilizadores residenciais sobre a qualidade dos mesmos em Portugal. Este inquérito foi desenvolvido pela ANACOM e pela GfK Metris, entre 6 de Novembro e 20 de Dezembro de 2009. O universo definido para o inquérito foi o dos indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas da Madeira ou dos Açores, tendo sido realizadas 3106 entrevistas presenciais.

Dos seus principais resultados destacam-se os cerca de 24,4 por cento dos indivíduos subscritores de quatro ou mais serviços de comunicações electrónicas (serviços telefónicos fixo e móvel, serviço de acesso à Internet fixa e móvel e serviço de TV por subscrição), observando-se, por comparação com o ano anterior, uma tendência crescente para a aquisição de mais serviços em simultâneo.

De acordo com a informação recolhida, a penetração das ofertas multiple play atingiu, em Dezembro de 2009, 33,8 por cento dos agregados familiares, mais 10 pontos percentuais que no ano anterior. O acréscimo na penetração destas ofertas ocorreu em simultâneo com a alteração do peso relativo das várias modalidades. De referir que a oferta triple play passou a representar mais de metade deste tipo de ofertas (53,1 por cento).

Verificou-se também que a utilização dos serviços de comunicações electrónicas varia consoante a região onde o agregado familiar se insere. Segundo os dados do inquérito, o consumo do serviço telefónico móvel é mais evidente na região de Lisboa (taxa de penetração de quase 90 por cento). A taxa de penetração do serviço telefónico fixo é superior nos Açores e na região de Lisboa (respectivamente, 72 e 59 por cento). A região Norte regista a menor taxa de penetração deste serviço. E a taxa de penetração do serviço de acesso à Internet móvel atinge quase os 20 por cento na região do Algarve.

Ao nível da Internet fixa e do serviço de TV por subscrição, a maior incidência é observada entre os lares da região de Lisboa e regiões autónomas. As menores taxas de penetração destes serviços registam-se nas regiões do Algarve e Norte.


Consulte: