Penetração das TIC aumenta na Administração Pública Central e nas Câmaras Municipais


A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. publicou, a 9 de Março, dados sobre a utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) nos organismos da Administração Pública Central e nas Câmaras Municipais em 2005.
 
Os dados foram obtidos revelam que a totalidade dos organismos da administração pública central e das câmaras municipais dispõem de ligação à Internet, constituindo cerca de 73% dos primeiros e 85% dos segundos acessos em banda larga. Estes resultados representam um crescimento de 38% para a administração central e de 66% para as câmaras municipais, no que se refere ao acesso em banda larga.
 
No que respeita à presença na Internet, cerca de nove em cada dez organismos da administração central têm um sítio na Internet, sendo que, destes, 65% disponibilizam formulários e 36% permitem, ainda, o seu preenchimento e entrega por via electrónica.
 
As câmaras municipais apresentam uma percentagem de presença na Internet de 96%. As funções mais disponibilizadas são o correio electrónico para a recepção de dúvidas e de reclamações (91%) e o download de formulários (70%). A divulgação de informação institucional e a promoção do turismo e da cultura locais estão entre as principais razões indicadas para a criação dos sítios na Internet, ambas com 98% das respostas obtidas.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222