Comissão Europeia apresenta linhas gerais da proposta de Regulamento sobre roaming internacional


Foram hoje apresentadas as linhas gerais da proposta de Regulamento sobre as tarifas de roaming internacional da Comissão Europeia, que deverá ser apresentada ao Conselho e ao Parlamento Europeu no próximo mês de Junho. É previsível que tal Regulamento venha a entrar em vigor no 2º semestre de 2007.

A proposta de Regulamento deverá, assim, incluir as seguintes ideias-chave:

- contemplar as tarifas entre operadores (preços grossistas), garantindo contudo que os operadores nacionais não cobram aos operadores de outros países preços muito acima do custo real;

- regulamentar o sector retalhista, com vista a garantir que as economias dos operadores, ao nível grossista, têm reflexo para os consumidores;

- todas as tarifas de roaming para a recepção de chamadas noutros Estados-Membros da UE poderão vir a ser eliminadas; e

- relativamente às chamadas efectuadas a partir de países estrangeiros dentro da UE, poderá ser introduzido o princípio do “preço doméstico” ou “preço do país de origem”, segundo o qual um cliente de serviço telefónico móvel que viaje para outros Estados-Membros da UE deverá pagar apenas os preços que, habitualmente, paga no seu país de residência.

Com base nestes princípios, será lançada a segunda fase da consulta pública sobre a proposta de Regulamento, que decorrerá entre 3 e 28 de Abril de 2006, no seguimento da primeira fase, que ocorreu no passado mês de Fevereiro.

Ainda ao nível comunitário e reconhecendo o contributo do roaming internacional para a promoção das comunicações electrónicas, o último Conselho Europeu, que teve lugar na passada semana, entre 23 e 24 de Março, sublinhou “a importância de que se reveste a redução das taxas de roaming para a competitividade”.

Refira-se, também, que foi hoje actualizado o sítio da Comissão Europeia na Internet dedicado ao serviço de roaming, podendo, entre outras informações, ser consultados exemplos de tarifários pré-pagos e pós-pagos, aplicados a chamadas de voz e a mensagens escritas, feitas e enviadas para e de Portugal, em roaming, para  Espanha, França, Hungria, Reino Unido, República Checa e Suécia.

Por último, inserindo-se numa iniciativa conjunta da Comissão Europeia e das autoridades reguladoras nacionais (ARN) dos Estados-Membros da União Europeia, reunidas no Grupo dos Reguladores Europeus (ERG), a ANACOM disponibilizará, brevemente, neste sítio, uma área dedicada ao roaming internacional. Pretende-se desta forma contribuir para o aumento da transparência tarifária e para o esclarecimento dos utilizadores sobre as principais regras tarifárias e de utilização aplicáveis a este serviço.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: