UIT - Resultados do questionário sobre cibersegurança


Com base nas respostas de cerca de 400 participantes, os resultados do questionário on-line da União Internacional das Telecomunicações (UIT) sobre o nível de confiança dos cidadãos nas transacções electrónicas e a sua consciência sobre as medidas de cibersegurança indicam que 51% dos participantes consideram seguras as redes de comunicações, incluindo a Internet.
 
Dos participantes neste questionário, lançado a 25 de Abril e cujos resultados foram divulgados no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e do Dia Mundial da Sociedade da Informação, 60% afirmam sentirem-se confortáveis na navegação na Internet e nas transacções electrónicas, enquanto 80% consideram a privacidade como um aspecto importante a salvaguardar, apontando o roubo de informação pessoal, os vírus e a espionagem digital como as situações que mais receiam a este nível. Por outro lado, 64% evitam certas actividades on-line por questões de segurança. No que toca às medidas para salvaguardar a segurança das transacções electrónicas, em concreto, na Internet, 91% dos participantes no questionário consideram que o desenvolvimento de padrões e de melhores práticas ao nível internacional pode ajudar a reduzir as ameaças existentes.
 
Ainda neste âmbito, a UIT lançou o portal sobre cibersegurança (ITU Cybersecurity Gateway), que faculta o acesso a informação diversa sobre iniciativas relacionadas com essa temática, quer a nível de cada país, quer a nível internacional.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: