Comissão debate os desafios do 112


A Comissão Europeia reuniu, a 11 de Outubro, representantes dos 25 Estados-Membros com competências no âmbito da protecção civil e das comunicações electrónicas, numa conferência sobre o número único de emergência europeu 112, que contou, igualmente, com a participação de representantes de Estados da EEA (Área Económica Europeia) e de Estados candidatos.

A conferência teve como principais objectivos a realização de um ponto de situação sobre a implementação e o funcionamento do serviço, a identificação dos desafios que se colocam e a partilha das “melhores práticas” entre os Estados-Membros no atendimento das chamadas para o 112.

Foi salientado que a crescente mobilidade dos cidadãos europeus, motivada, sobretudo, pelas deslocações de negócios e para férias, torna essencial a existência de um serviço de emergência ao nível europeu de confiança. Muito embora já seja possível, nos 25 Estados-Membros da União Europeia (UE), ligar para o 112 a partir de qualquer telefone fixo ou móvel, subsistem ainda diversos problemas na resposta às chamadas de emergência para este número. Entre estes, a falta de capacidade para lidar com todas as línguas necessárias, a indisponibilidade da tecnologia para localizar geograficamente a pessoa que efectua uma chamada a partir de um telemóvel e a falta de sensibilização dos cidadãos para a existência deste número de emergência.

Neste sentido, a Comissão deixou o apelo a todos os Estados-Membros para que invistam recursos adicionais para resolver os problemas logísticos e linguísticos identificados e para informar melhor os cidadãos sobre o número de emergência.

A Comissária Viviane Reding salientou que o desenvolvimento de um serviço de emergência seguro e eficiente através do 112 faz parte da estratégia da UE para a “Sociedade Europeia da Informação 2010 (i2010)” e referiu que esta matéria será uma das prioridades da sua actuação. Anunciou, neste contexto, a constituição de um grupo de peritos para a análise deste serviço e o lançamento de uma campanha de comunicação para aumentar a sensibilização do público em geral para as vantagens oferecidas pelo 112.


Mais informação: