ANACOM organiza Workshop sobre Redes de Nova Geração (NGN)


A ANACOM vai realizar, a 9 e 10 de Outubro de 2006, um workshop sobre as Redes de Nova Geração (NGN). Este evento terá lugar no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, com início às 9 horas.

A convergência das redes de comunicações tradicionais (ISDN/PSTN/PLMN) com as redes IP tem sido objecto de trabalhos de normalização em várias organizações internacionais, como o grupo 3GPP (Third Generation Partnership Project), o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) e a União Internacional das Telecomunicações (UIT), com o objectivo de diminuir progressivamente a proliferação de redes dedicadas a serviços específicos, por um lado, e promover a convergência ao nível aplicacional e do hardware, por outro.

A plataforma tecnológica eleita por grande parte dos operadores e fornecedores de tecnologia de comutação, especialmente os que fornecem o suporte às redes de comunicações electrónicas actuais, é o IMS (IP Multimedia Subsystem). No momento em que aparecem as primeiras versões de normas/ recomendações internacionais nesta área, importa discutir e verificar não só o estado da arte a nível dos fornecedores de tecnologia, mas também qual a estratégia dos operadores nacionais neste âmbito.

Com efeito, o processo de migração das actuais redes de comunicações para as NGN tem vindo a ser planeado e realizado de formas distintas nos vários operadores internacionais, nomeadamente através de:

(a) substituição progressiva da rede anterior, migração de todos os serviços actuais para as redes NGN e criação de novos serviços adicionais; e
(b) sobreposição com a rede existente para suporte a novos serviços de nova geração.

Neste âmbito, foi considerada relevante e oportuna a organização deste workshop, com o qual se espera potenciar o debate nacional sobre a tecnologia e a normalização disponíveis, a experiência internacional na migração das actuais redes e os possíveis impactos na regulação.

A participação neste evento, essencialmente destinada a prestadores de serviços de comunicações electrónicas, está aberta a todos os interessados, bastando para o efeito formalizar a respectiva participação através de registo no correspondente Formulário de inscrição.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Eventos https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277934