ENUM - resultados da consulta pública e acções subsequentes


A ANACOM aprovou, por deliberação de 11 de Janeiro de 2007, o relatório da consulta pública sobre o serviço ENUM, lançada em Fevereiro de 2006, tendo recebido contributos das seguintes entidades: Ericsson, FCCN, Onitelecom, Portabil, Grupo PT, Sonaecom e Vodafone Portugal.

Recorde-se que o ENUM foi desenvolvido com o objectivo de permitir uma correspondência entre números de telefone e nomes de domínio da Internet, garantindo o acesso a aplicações por utilizadores que apenas disponham de um número de telefone tradicional. Recentemente, o conceito ENUM foi estendido para solucionar problemas de encaminhamento dentro das redes IP, através de soluções tecnológicas semelhantes, passando a constituir uma oportunidade para as empresas em meio IP assegurarem de forma mais autónoma a interoperabilidade de serviços de comunicações electrónicas, quando também suportados em redes tradicionais. Assim, a um serviço inicialmente orientado sobretudo para os utilizadores (User ENUM) acrescentou-se um serviço orientado para os prestadores, baseado na mesma arquitectura (Infrastructure ENUM).

Nos termos da mesma deliberação, foi decidido propor ao Governo a designação da ANACOM, enquanto Administração nacional no Sector da Normalização das Telecomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-T), como Tier 1 Manager do domínio “1.5.3.e164.arpa”, dado que é a entidade responsável pela administração do código de país internacional (351) atribuído pela UIT-T.

Foi igualmente decidido promover a criação de um grupo de trabalho sobre o ENUM, que analise as condições para a introdução do ENUM em Portugal, incluindo o desenvolvimento de um projecto piloto. Adicionalmente, será proposta à Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) a celebração de um protocolo, nomeadamente para operacionalização desse projecto piloto, em moldes a definir.


Consulte:

Consulte ainda:

  • Serviço ENUM https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1070044