Comércio electrónico em crescimento no 2º trimestre de 2006


De acordo com os resultados do “Barómetro trimestral do comércio electrónico em Portugal - 2º trimestre de 2006”, recentemente divulgado pela Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) e pela empresa Netsonda, o volume de vendas realizadas pelas empresas de comércio electrónico em Portugal cresceu no segundo trimestre de 2006.
 
Segundo os dados agora apresentados, que têm por base um inquérito efectuado às principais empresas associadas da ACEP, cerca de 75% das empresas de comércio electrónico inquiridas revelam ter assistido, no segundo trimestre de 2006, a um aumento do volume de vendas realizadas através da Internet, face ao período homólogo do ano anterior, tendo esse crescimento sido igual ou superior a 50% para cerca de 18 % das empresas inquiridas.
 
Quanto ao número de clientes que efectuaram compras através dos sítios na Internet das empresas inquiridas, o estudo revela ter-se assistido também a um crescimento face ao período homólogo do ano passado. Cerca de 59% das empresas inquiridas referem ter beneficiado de um aumento do número de clientes entre 1% e 50%, ao passo que cerca de 11% das empresas indicam ter tido aumentos superiores a 50%.
 
Relativamente aos investimentos realizados pelas empresas, cerca de 70% dos inquiridos manteve o investimento realizado nos seus sítios na Internet, quando comparado com o efectuado no período homólogo do ano anterior, ao passo que 30% das empresas aumentaram esse investimento.
 
Ao nível das categorias de produtos e serviços mais transaccionados por essas empresas, destaque para os produtos de electrónica (incluindo telemóveis), referidos por cerca de 41% das empresas inquiridas, seguido dos produtos de informática (32%) e dos vídeos e DVD, indicados por cerca de 29% das empresas.


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