Aprovados os indicadores estatísticos dos serviços baseados no UMTS


Foram aprovados, por deliberação de 23 de Outubro de 2006, o conjunto de elementos estatísticos dos serviços baseados no UMTS e serviços de dados, a serem remetidos à ANACOM pelos prestadores de serviço telefónico móvel (STM).

Na sequência do lançamento de serviços baseados no UMTS, verificou-se a necessidade de recolher informação estatística específica sobre estas novas ofertas, que permita monitorizar a sua penetração e evolução. O formulário adoptado em conformidade contempla um conjunto de indicadores abarcando, nomeadamente, o número de utilizadores de serviços UMTS, o número de utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel, indicadores de tráfego relativos às vídeochamadas e comunicações em modo PS e ainda um indicador de receitas do acesso à Internet.

Os prestadores do serviço dispõem de um período de 3 meses para a implementação destes indicadores, findo o qual deverão proceder ao envio regular da informação em causa, ou seja, até ao trigésimo dia do mês seguinte ao termo de cada trimestre.

Na sequência da entrada em vigor destes indicadores, e após o período de implementação correspondente, serão eliminados alguns indicadores do formulário dos indicadores estatísticos do STM, em vigor desde 7 de Fevereiro de 2002.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: