Estatísticas do STF - Acesso directo com 3,3 milhões de clientes


No final do 2.º trimestre de 2007, o número de clientes de serviço telefónico fixo (STF) na modalidade de acesso directo era de aproximadamente 3,3 milhões, registando um aumento de 0,6 por cento em relação ao final do trimestre anterior e de 6 por cento em relação ao trimestre homólogo de 2006. As novas ofertas de prestadores alternativos, suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote, integrando telefonia fixa, televisão por cabo e ou Internet, têm contribuído de forma significativa para este aumento.

No que respeita o acesso indirecto através de pré-selecção, o número de clientes desceu 2,5 por cento, atingindo 382 mil, o que confirma a inversão da tendência de crescimento deste tipo de acessos. Em termos homólogos, a diminuição registada foi de 21 por cento. O acesso indirecto através de selecção chamada-a-chamada registou uma quebra de 30,4 por cento face ao 1º trimestre e de 40,3 em comparação com o período homólogo de 2006. Estas variações são justificadas pelo crescimento das ofertas dos operadores alternativos na modalidade de acesso directo, entre outros factores.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 2,6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 13,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, situando-se nos 70,9 por cento no final do 2º trimestre de 2007. Esta quebra resulta não só das novas ofertas dos prestadores alternativos, como também dos acessos com ORLA activada.

Nas modalidades de acesso indirecto, os restantes prestadores continuam a dispor de uma quota de mercado próxima dos 99 por cento, valor que se mantém desde a liberalização do STF.

O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes no final do 2.º trimestre era de cerca de 4,2 milhões, correspondendo a uma penetração de cerca de 39,2 acessos por 100 habitantes, o que representa uma ligeira subida no número de acessos (1,2 por cento) em relação ao trimestre anterior.

No trimestre em análise, o número de postos públicos instalados era de cerca de 42,6 mil, verificando-se um decréscimo de cerca de 0,9 por cento face ao trimestre anterior e uma variação homóloga de cerca de -3,9 por cento.

O tráfego total originado na rede fixa durante o 2.º trimestre de 2007 foi de cerca de 2.115 milhões de minutos, resultantes de 712 milhões de chamadas. Em relação ao trimestre anterior, o volume de minutos diminuiu 2,1 por cento e o volume de chamadas registou uma variação negativa de 1,3 por cento. Em termos homólogos, regista-se uma quebra significativa, tanto ao nível dos minutos – no último trimestre foram originados na rede fixa menos 7,8 por cento dos minutos do que no mesmo período do ano anterior –, como em termos de volume de chamadas, que diminuiu 6 por cento. A descida do tráfego prende-se, sobretudo, com a queda acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up (-57,7 por cento nos minutos e -49,5 por cento nas chamadas relativamente ao período homólogo), motivada nomeadamente pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga.

No trimestre em análise, manteve-se a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT, tanto em minutos (69 por cento no 2.º trimestre, 0,5 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior), como em termos de chamadas (68,7 por cento neste trimestre, 0,6 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior). No último ano, os prestadores alternativos aumentaram as suas quotas em cerca de 2,5 pontos percentuais, em termos de minutos, e em 2,3 pontos percentuais, em termos de chamadas.


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