Rede Europeia de Living Labs em workshop


Realizou-se no Funchal (Madeira), a 5 de Setembro, um workshop sobre a Rede Europeia de Living Labs, iniciativa que pretende construir uma rede em que os processos de inovação se centrem em utilizadores reais, os quais têm desempenhado um papel nuclear no desenvolvimento de novos produtos, serviços e infra-estruturas sociais. O evento, organizado pelo “Madeira Tecnopolo”, serviu para debater assuntos relacionados com inovação, desenvolvimento e investigação tecnológica que possam ser uma mais valia para a Madeira e Portugal.

Dadas as especificidades da Madeira, em especial a sua orografia e população flutuante de várias nacionalidades, a região torna-se um laboratório vivo para as tecnologias de informação e comunicação (TIC), telecomunicações móveis e interacção humano computador. A integração na Rede Europeia de Living Labs vai permitir ainda ao ''Madeira Tecnopolo'' fazer a ponte com outras iniciativas do mesmo âmbito, nomeadamente o recente protocolo de cooperação ''Educational Collaboration in Human and Computer Interaction Technologies'' assinado entre a Carnegie Mellon University (Estados Unidos), a Universidade da Madeira, o “Madeira Tecnopolo” e o Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira.

A ANACOM, através da delegação da Madeira, que integra o Conselho Consultivo do Departamento de Matemáticas e Engenharia da Universidade da Madeira, participou no workshop a convite do ''Madeira Tecnopolo''.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: