Projecto europeu estuda nova geração de Internet TV


Um consórcio europeu de 21 parceiros, composto por organizações de radiodifusão e institutos de investigação, recebeu um subsídio de 19 milhões de euros da União Europeia para investigar novas formas de TV através da Internet (Internet TV), no quadro do projecto P2P-Next.

Este programa vai pesquisar aplicações do tipo peer-to-peer (P2P) – terminal a terminal – nos próximos quatro anos, no sentido de desenvolver um sistema de distribuição de Internet TV de nova geração, assente em P2P e na interacção social. A plataforma utilizada será a Tribler, núcleo tecnológico desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), e as soluções desenvolvidas serão disponibilizadas em software open source (código-fonte aberto) no sítio da iniciativa na Internet, de modo a estimular o surgimento de novos modelos de negócio. A tecnologia tem ainda a potencialidade de ser utilizada em serviços de Video On Demand (VOD), estando previsto testar o sistema na difusão de grandes eventos em vários dispositivos.

O P2P-Next abordará ainda diversas questões relacionadas com a distribuição de conteúdos na Internet, nomeadamente em termos técnicos, legais, regulatórios, comerciais e de segurança.

A tecnologia P2P representa uma alternativa à tradicional arquitectura cliente/servidor das redes informáticas, já que cada computador que participa na rede (conhecido como peer) funciona simultaneamente como cliente e servidor de uma dada aplicação. Uma rede P2P, que tira partida das redes de banda larga existentes, permite a partilha de pacotes de ficheiros ou conteúdos de áudio, vídeo e dados.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: