HAPs


/ Atualizado em 28.01.2002

INTRODUÇÃO

O item 1.5 da Agenda da WRC-2000 é relativo às disposições regulamentares e a possíveis atribuições de frequências adicionais para serviços que utilizem HAPs (High Altitude Platform Stations).

Os estudos que foram até agora desenvolvidos na UIT-R (WP4-9S, WP9B, JRG7D/9D) e na CEPT (SE19) demonstram que a partilha entre as HAPs e o FS convencional será difícil, a não ser que sejam utilizadas técnicas de mitigação de interferências apropriadas.

No âmbito do item 1.5, a CEPT é contra a atribuição de espectro adicional para as HAPs, por considerar que é prematuro identificar mais espectro antes destes sistemas estarem operacionais e provarem a sua operacionalidade.

Estão a ser estudadas outras aplicações que recorrem a HAPs, especificamente a possibilidade de utilização de HAPs na componente terrestre do IMT2000 (este assunto é do âmbito do item 1.6 da agenda da WRC-2000).

Uma organização (Sky Station International) está actualmente a desenvolver sistemas HAPs (ver figura abaixo) para DTH-direct to home e internet. Esta organização anunciou publicamente a intenção de instalar as plataformas sobre 250 cidades das várias regiões do mundo.

HAP's

Proposta Comum Europeia (ECP) à WRC-2000

Esta ECP propõe a extensão da validade da Resolução 122até à WRC-2003, para permitir que se completem os estudos sobre condições de partilha entre o serviço fixo através das HAPs e outros serviços nas faixas 47.2-47.5 GHz, 47.8-48.2 GHz (atribuição mundial ao FS limitado a utilizações através das HAPs) e para que se efectuem estudos entre os 18 e os 32 GHz para uma atribuição regional na Região 3 (Ásia/Pacífico).

Principais resultados da WRC-2000

Os objectivos europeus para este item foram integralmente atingidos. Para o Japão, no entanto, este era um tema de extraordinária importância, porque pretendiam ver atribuídas mais faixas de frequências para além daquelas que haviam sido atribuídas a nível mundial em 1997 (47.2 - 47.5 GHz e 47.9 - 48.2 GHz), para utilização das HAPS no serviço fixo.

Tal como proposto na ECP relevante (secção acima sobre as ECP's), esta Conferência aprovou a continuação dos estudos para a determinação dos critérios de partilha entre o serviço fixo através das HAPs e os serviços existentes nas faixas de frequências referidas na Res.122 modificada.

Foram aprovadas duas novas disposições para a Região 3, provisoriamente designadas por S5.5SSS e S5.5RRR, sobre a identificação das faixas 27.5 - 28.35 GHz (sentido descendente) e 31 - 31.3 GHz (sentido ascendente) para a utilização destas faixas pelas HAPS.

Foi aprovada a Resolução [COM 5/14] sobre a "Possibilidade de utilização das faixas de frequências acima dos 3 GHz atribuídas exclusivamente para radiocomunicações terrestres pelas HAPS nos serviços fixo e móvel". (Quanto às HAPS no IMT-2000 ver secção IMT-2000https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=8100)

HAPs - As plataformas estratosféricas HAPs, estão definidas no RR (S1.66A) como estações localizadas num objecto situado a uma altitude entre 20 e 50 km num ponto fixo, nominal e específico, relativamente à Terra. Na WRC-97 foram designadas as faixas de frequências 47.2-47.5 GHz e 47.9-48.2 GHz para utilização pelas HAPs a operarem no serviço fixo (FS). Estas faixas estão também atribuídas aos serviços móvel (MS) e fixo por satélite (FSS).
Na WRC-97, a CEPT apoiou a introdução de disposições no RR que permitam a utilização de HAPs no serviço fixo (FS), na faixa avima mencionada.

Os principais resultados desta Conferência foram:

  • Definição das estações em plataformas estratosféricas (HAPs) incluída no Artigo S1;
  • Um período de 5 anos para notificação de HAPs por forma a ter em conta o tempo de implementação do sistema e problemas potenciais de coordenação;
  • Uma Resolução que "congela" as faixas 47.2-47.5 GHz e 47.9-48.2 GHz para utilização apenas por HAPs e pelos feeder links do BSS (radiodifusão por satélite) e solicita o desenvolvimento de estudos sobre a partilha entre o FS convencional e o FS a partir das HAPs, e entre o FS a partir das HAPs e o Fixo por Satélite (FSS).