3.1. Mercado grossista de originação de chamadas na rede telefónica pública num local fixo


A análise de mercado mais recente aos serviços grossistas de originação de chamadas na rede telefónica pública num local fixo foi aprovada em agosto de 2014.

Atentos os comentários apresentados à prestação de serviços de originação de chamadas para números não geográficos, a ANACOM reconheceu que a matéria carecia de reflexão adicional tendo considerado adequado proceder à avaliação da situação específica da prestação desses serviços e submetendo essa avaliação a consulta pública.

Para prosseguir com essa avaliação, o regulador iniciou, em finais de 2014, a recolha junto dos prestadores do serviço telefónico em local fixo e móvel de informação relativa à prestação dos serviços de numeração não geográfica, a nível retalhista e grossista, necessária para essa análise. Este processo estendeu-se a 2015, havendo, para além da recolha inicial de informação, necessidade de proceder à sua confirmação/revisão junto de alguns prestadores para colmatar inconsistências detetadas em alguns dos dados recebidos.