IMT-2000 e Sistemas Futuros


/ Atualizado em 05.06.2003

Item 1.22: [IMT-2000] Considerar o progresso dos estudos da UIT-R relativos ao futuro desenvolvimento do IMT-2000 e sistemas para além do IMT-2000, de acordo com a Resolução 228 (WRC-2000).

Introdução

Na Resolução 228 (WRC-2000) a UIT-R é convidada a prosseguir os estudos dos objectivos gerais, assim como, das aplicações e características técnicas para o futuro desenvolvimento do IMT-2000. Foi também, convidada a estudar os requisitos espectrais e as potenciais faixas de frequência adequadas para o futuro desenvolvimento do IMT-2000 e sistemas futuros, assim como, o período em que o espectro será necessário.


Posição da CEPT

  • Apoia a proposta de revisão da Resolução 228 como descrita no relatório da CPM.
     
  • A CEPT acredita que o desenvolvimento dos serviços móveis e aplicações multimédia em conjugação com as expectativas dos utilizadores, são factores importantes que irão implicar necessidades adicionais de espectro tendo em conta o desenvolvimento do IMT-2000 e sistemas futuros. É assumido, que o aumento da penetração dos serviços móveis e da velocidade de transmissão de dados, implicará a necessidade de espectro adicional.
     
  • Considera que a WRC-07 possa vir a identificar espectro adicional, sendo no entanto necessário realizar estudos de mercado, bem como estudos sobre a metodologia de cálculo do espectro necessário e sobre a disponibilidade das faixas de frequências candidatas, com os respectivos estudos de compatibilidade.
     
  • Apoia as três principais tendências tecnológicas definidas na DNR IMT.VIS, e a data de 2010 mencionada naquela recomendação preliminar, como ponto de convergência para a pesquisa e desenvolvimento das actividades, tendo em conta a standardização e o desenvolvimento de equipamentos que irá ocorrer mais tarde.


Posição Nacional

Tendo em conta o desenvolvimento das comunicações móveis, quer do ponto de vista tecnológico quer de mercado, e das expectativas criadas pelo UMTS e sua implementação, a Administração Portuguesa apoia a posição assumida pela CEPT. 


Consulte:

  • Glossário https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=37868