8.2. Evolução dos números portados


Evolução dos números portados1

Desde a introdução da portabilidade, em 2001, até 31 de dezembro de 2012, foram objeto de portabilidade 3 571 907 números de telefone (2 705 281 números geográficos, 864 061 números móveis e 2565 outros números não geográficos, incluindo, estes últimos, 57 números da gama de numeração 30 - serviço voz sobre o protocolo Internet (VoIP) nómada).

Apresenta-se no gráfico seguinte a evolução do volume de números portados para os números geográficos e para os números móveis, observando-se que a partir de 2004 se verifica uma taxa de crescimento mais acentuada, decorrente de um maior nível de concorrência no STF.

Gráfico 22. Evolução do volume acumulado de números que já foram objeto de portabilidade

No que se refere à evolução do volume de números portados para os números geográficos e para os números móveis, observa-se que a partir de 2004 se verifica uma taxa de crescimento mais acentuada, decorrente de um maior nível de concorrência no STF.

Fonte: ICP-ANACOM.

À semelhança do que aconteceu em 2011, continuou a registar-se em 2012 uma utilização relativamente baixa da portabilidade no STM. Todavia, de 2011 para 2012 registou-se uma taxa de crescimento na portabilidade dos números móveis (22,2%) superior à taxa de crescimento da portabilidade de números geográficos (17,83%), embora em valores absolutos a portabilidade no serviço móvel continue a ser muito reduzida. Nota-se ainda o crescimento verificado na portabilidade dos números não geográficos (incluindo os números nómadas), de 14,8%, e o facto de estas três taxas de crescimento se situarem abaixo das taxas homólogas dos anos anteriores desde 2007, como se pode observar no gráfico abaixo, e contrariando a tendência até aí verificada.

Gráfico 23. Evolução da taxa de crescimento do número acumulado de números que já foram portados

À semelhança do que aconteceu em 2011, continuou a registar-se em 2012 uma utilização relativamente baixa da portabilidade no STM.

Fonte: ICP-ANACOM.

Apresenta-se igualmente a evolução em números portados efetivos (números que se encontram portados num determinado momento), de acordo com o registado na base de dados da entidade de referência. Os valores são inferiores aos registados no gráfico anterior, por a portabilidade ser utilizada várias vezes para o mesmo número, em sucessivas mudanças de um cliente para vários prestadores, incluindo o regresso ao seu prestador inicial.

Deste modo, e como ilustrado no gráfico seguinte, a 31 de dezembro de 2012 existiam 2 183 882 números de telefone portados, incluindo-se neste total 1 644 097 números geográficos (STF), 537 713 números móveis (STM) e 2072 outros números não geográficos (SNG), incluindo este último valor 49 números portados da gama de numeração 30 (VoIP nómada).

Gráfico 24. Evolução do volume de números portados efetivos em base de dados

O gráfico 24 apresenta a evolução em números portados efetivos (números que se encontram portados num determinado momento), de acordo com o registado na base de dados da entidade de referência.

Fonte: ICP-ANACOM.

Também aqui se nota que as taxas de crescimento se situaram abaixo das taxas homólogas, sendo esta redução mais acentuada nos números geográficos, como se pode observar no gráfico abaixo. A explicação poderá estar no regresso de assinantes do serviço telefónico em local fixo aos seus operadores de origem.

Gráfico 25. Evolução comparativa da taxa de crescimento do volume de números portados
e do volume de números portados efetivos em base de dados

Verifica-se que as taxas de crescimento se situaram abaixo das taxas homólogas, sendo esta redução mais acentuada nos números geográficos.

Fonte: ICP-ANACOM.

Notas
nt_title
 
1 Os dados apresentados neste ponto não refletem as alterações decorrentes da fusão entre da PT Prime na PTC. Prevê-se a revisão desta informação, assim que estes dados sejam disponibilizados ao ICP-ANACOM.